Atualizado em: 4 janeiro 2011

Tipos de Células

As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Os animais e as plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos. O corpo humano é constituído por 10 trilhões (1013) de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo; um tamanho de célula típico é o de 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma.

publicidade:

As células podem ser classificadas em células procarióticas e eucarióticas.

CÉLULAS PROCARIONTES

A sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.

Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma.

Estão presentes:

  • Bactérias
  • Cianófitas (Cyanobacterias)
  • PPLO (“pleuro-pneumonia like organisms”)

CÉLULAS EUCARIONTES

Esse tipo de célula tem o material genético envolto por uma membrana que forma um órgão esférico importante chamado de núcleo. Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma.

  • Células Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central)
  • Células Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook