Atualizado em: 11 janeiro 2011

Temas Grátis para Monografia

Definir um bom tema é ter a certeza de que ele supre a sua necessidade de pesquisa. Ele deve ser pertinente ao campo de pesquisa e você deve ter a iniciativa de arrumá-lo como se fosse o armário do se quarto.

publicidade:

Tenha muito cuidado na escolha do tema:

  • defina o tema antes de qualquer coisa;
  • o tema está aliado ao problema.
  • Quanto mais domínio de restrição da temática melhor.
  • Quanto mais preparado para explicar aos demais o porquê, como, o quê, onde, quando a sua temática está situada, melhor. Você sabe que está pronto a desenvolvê-la na monografia quando puder atender a todos os questionamentos realizados a partir da sua pesquisa.
  • O tema também é detalhado. Mas todo o foco gera assuntos gerais e particulares.

Alguns quesitos importantes para a escolha de um bom tema:

– Viabilidade: O bom tema deve possibilitar ao aluno-pesquisador e aos demais acadêmicos a observação, investigação, contextualização e, com isso, ganhar a visibilidade.

– Importância: Se alguma temática pela qual você se interesse já foi pesquisada por outro acadêmico é sua obrigação interessar-se pela pesquisa dele. Desta forma, dará segmentação á pesquisa, tornando a sua escolha importância para a comunidade científica.

– Originalidade: e autenticidade. A sua análise dos resultados podem surpreender à banca e quanto mais voltada para a prática, maior a autenticidade das informações e a originalidade apontada por um universo de amostras o qual apenas você vivenciou.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook