Atualizado em: 6 julho 2010

Site Mec – www.mec.gov.br

O Ministério da Educação, MEC é um órgão do Governo Federal fundado em 14 de novembro de 1930 com o nome de “Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Publica”, pelo então presidente Getúlio Vargas e era encarregado pelo estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, saúde pública e assistência hospitalar.

publicidade:

Em 13 de janeiro de 1937 passou a se chamar Ministério da Educação e Saúde e suas atividades passaram a ser limitadas à administração da educação escolar e educação extra-escolar e da saúde pública e assistência médico-social.

Em 1953 o Governo Federal cria o Ministério da Saúde e tira do Ministério da Educação e Saúde as responsabilidades de administração destinadas a ela. A partir daí é que passa a se chamar oficialmente de MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Em 15 de março de 1985 foi criado o MinC, Ministério da Cultura e curiosamente a sigla MEC continua, porém passa a se chamar Ministério da Educação como é conhecido até hoje este ministério.

Em 8 de novembro de 1990, as atividades do MEC passaram a integrar a política nacional de educação; a educação, ensino civil, pesquisa e extensão universitárias; o magistério e a educação especial.

O que é competência do MEC

* política nacional de educação;

* educação infantil;

* educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar;

* avaliação, informação e pesquisa educacional;

* pesquisa e extensão universitária;

* magistério;

* assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.

Entre algumas áreas ligadas ao Ministério da Educação podemos citar

* educação especial

* educação superior

* educação profissional e tecnológica

* educação infantil

* educação à distância

* educação do campo

Site

Portanto você acessando o site www.mec.gov.br poderá ficar por dentro de todas as informações citadas acima!

O site é fácil de navegar e completo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook