Atualizado em: 25 março 2011

Moodle - O que é e Como Funciona

O Moodle tem cada vez mais conquistando novos adeptos. Saiba os segredos dessa nova ferramenta que tem tudo para contribuir com o aprendizado e crescimento de alunos e professores.

Nos últimos anos, através de políticas do governo, cada vez mais pessoas estão conseguindo alcançar o sonho de cursar uma faculdade e com isso aumentar as suas perspectivas de vida. Há anos atrás, cursar uma faculdade parecia um sonho distante e apenas acessível a uma pequena parte da população. A instituições de ensino particulares sempre foram caras e as públicas sempre foram sinônimo de dificuldade para entrar.

publicidade:

É importante lembrar que junto a essa nova perspcetiva de um ensino mais acessível a todos os brasileiros, deve-se levar em consideração que cada vez mais o mercado de trabalho nos exige mais dedicação. Com isso, muitas pessoas possuem pouco tempo para se dedicar a uma faculdade da maneira correta, e em muitos casos já não existe mais aquele estímulo para frequentar as salas de aula.

Cursos EAD

Com uma maior oferta de vagas na Faculdades e Universidades brasileiras, as instituições de ensino tiveram que se adequar a essa nova realidade. Se em outros tempos era o aluno que deveria adequar a sua rotina ao curso, hoje já é bastante comum vermos que são as Universidades e instituições de ensino diversas que estão buscando ofertar mais possibilidades de horários e metodologia.

Podemos observar que atualmente boa parte dos cursos superiores já possuem relativos na modalidade EAD. A sigla EAD significa Ensino a Distância e consiste em aulas ministradas através da internet, onde geralmente apenas a última avaliação do semestre é feito de forma presencial.

Essa modalidade de cuso tem atraído pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e, principalmente, aqueles já estão fora de uma sala de aula há bastante tempo. Muito do sucesso dessa modalidade de ensino, tem como responsável o Moodle.

Moodle

Em linhas gerais, o Moodle é a plataforma utilizada para a modalidade de EAD. Moodle é uma sigla em inglês para Modular Obejct-Oriente Dynamic Learning Environment que significa Ambiente Modular de Aprendizagem Dinâmica Orientada a Objetos.

O interessante dessa plataforma é que a mesma continua em constante desenvolvimento por centenas de programadores espalhados por todos os cantos do mundo. Esses mesmos programadores oferecem também suporte aos usuários, novas funcionalidades e tradução para dezenas de idiomas.

Dentre tantas possibilidades, pode-se destacar as seguintes utilidades para a plataforma Moodle.

  1. Identificação visual da universidade virtual
  2. Descrição do site (quem somos, endereços URL dos vários sites da Universidade, informações sobre como usar a Universidade Virtual, manual do aluno, manual do professor, política de privacidade, política de direitos intelectuais, etc.)
  3. Mensagem de boas vindas, logotipo e descrição curta
  4. Boletim de últimas notícias e informações sobre a Universidade Virtual
  5. Calendário mensal de eventos
  6. Últimas modificações realizadas no site
  7. Catálogo de cursos e disciplinas, agrupados hierarquicamente
  8. Ferramenta de busca por palavras-chave nos fóruns
  9. Ferramenta de busca por palavras-chave nos cursos

Ainda tem dúvidas sobre o Moodle? Acesse o site (www.moodle.org) oficial da plataforma e veja como ela vai potencializar o ensino mundial

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook