Atualizado em: 18 abril 2012


Senso Comum - O que é, Exemplos

Você sabe o que é senso comum? Leia o nosso artigo que você descobrirá e de uma forma bem fácil.
Senso Comum Quando uma criança nasce, vamos ensinando desde muito cedo coisas diversas para que ela cresça e saiba viver tranquilamente.

Muitas destas informações que são passadas de gerações para gerações chamamos de senso comum, porque são informações que aprendemos sem nos dar conta e sem querermos e sem nenhuma comprovação científica a respeito.

Senso Comum é um saber que se adquiri com a vivência e não precisa de conclusões científicas, mas é muito útil para guiar o homem na sua vida. O senso comum é a forma como compreendemos todas as coisas por meio do nosso convívio social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas no decorrer das nossas vidas.

O senso comum que adquirimos é um apanhado geral de nossos costumes, normas de vida, éticas, hábitos, tradições e tudo aquilo que se necessita para se viver. Cada povo tem o seu e muito deste senso comum que adquirimos vem dos nossos antepassados e passados de geração para geração e que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas.

De maneira normal e sem querer as pessoas utilizam o senso comum a quase todo o momento principalmente quando necessitamos deles e acreditamos nos resultados.

Exemplos de Senso Comun

  • Quando se está com o intestino preguiçoso e alguém diz que ameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que se faz? Comemos mamão e ameixa até dar o resultado que aprendemos como o certo.
  • Esfregar uma aliança de ouro até esquentar e por em cima do “ter-sol” acaba com ele.
  • Chá de camomila acalma
  • Gatos de três cores são sempre fêmeas
  • Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido
  • Chá de boldo cura problemas no fígado.

Senso Comum

Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural e fazemos sem nem pensar porque nos é passado que surtem resultado.

Através de ditos populares o senso comum também se manifesta.

No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas.

Se você prestar atenção na sua vida diária perceberá quantos exemplos de senso comum vivenciamos todos os dias e quanto passamos todos para o grupo que vivemos.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook