Modificado em: 21 fevereiro 2013

Retificação educacenso 2013

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro, esta é uma ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante,
Você Sabia?
Que a Universidade de Coimbra é um exemplo da educação formal de nível superior em Portugal. É a mais antiga do país.
educacenso

Educacenso visa espelhar a situação brasileira na educação

A Secretaria de Educação (SE) informa que todas as redes municipais e estaduais de ensino, as instituições conveniadas, creches públicas e as escolas particulares de Juiz de Fora têm até a próxima quinta-feira, dia 19, para retificar todos os dados do Censo Escolar de cada instituição, principalmente aquelas que não estão cadastradas no site do Ministério da Educação, o cadastro é feito pelo site, na própria internet, através do site www.sitioeducacenso.inep.gov.br aproveite e não perca seu tempo.

Sobre o Educacenso

O Educacenso é um mapeamento considerado fiel na realidade das escolas, o seu objetivo é traçar um panorama nacional de educação básica, sempre analisando a situação de todas as escolas de educação do nosso país.

Ele também é importante por possuir meios, criados para politicas publicas, voltada sempre a melhoria da educação, como por exemplo: implantação de bibliotecas de ensino, instalações de energia elétrica, recursos para alimentação e o transporte escolar que são muito importantes, também distribuem muitos livros e uniformes, essa é uma forma de ajudar os alunos que não tem a condição de comprar livros e uniformes também.

Dúvidas

Existem perguntas frequentes no Educacenso que muitos não conseguem explicar, principalmente no módulo “Situação do Aluno” onde guarda as informações do aluno, o seu rendimento, se está aprovado ou reprovado, também se foi transferido ou deixou de frequentar as aulas. Esse módulo também guarda informações de quem concluiu as séries e os anos finais da escola.

Importante saber que essas informações são essenciais para calcular as taxas de rendimento, os movimentos e também o abandono, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse é um instrumento que é utilizado para acompanhar as metas do Plano de Desenvolvimento, do município e também do estado, com oportunidades de conhecimento do rendimento escolar de todos os alunos.

Informação

A SE, pelo meio da Supervisão dos Dados e Documentação Escolar, lembra todos vocês que as escolas que não preencherem o Educacenso Final de forma correta, ficaram sujeitas a algumas penalidades, como a perda de registro, essa mesma perda no caso de instituições particulares, já as instituições públicas, se não forem realizadas de forma certa, tem como destino, prejudicar as politicas públicas da educação, como verbas para merenda ou transporte escolar também.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook