Atualizado em: 8 março 2012

Resultados do Saresp

Conheça mais informações sobre o sistema criado pela Secretaria do Estado de São Paulo para calcular o índice de desenvolvimento da educação em São Paulo.
Você Sabia?
O Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) foi criado no ano de 1996 pelo Governador Mário Covas com a intenção de realizar uma avaliação da qualidade do ensino, por meio do rendimento dos alunos.
Avaliação do Saresp (reduzida)

Na avaliação do Saresp de 2011, o resultado mostrou uma melhora no desempenho dos alunos.

Com o objetivo de avaliar e tentar melhorar o ensino das escolas públicas por todo o Brasil, os governos de diversos estados procuram criar programas sociais voltados para os alunos de todas as séries. No estado de São Paulo, o mais famoso programa é o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que é aplicada todos os anos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e busca avaliar os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

A avaliação do Saresp

Utilizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Saresp é responsável pela base do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), que serve como o primeiro passo para desenvolver novas políticas públicas com o objetivo de melhorar o ensino nas escolas estaduais, além de servir para calcular o bônus salarial dos professores.

publicidade:

Segundo as informações divulgadas pelas autoridades oficiais, para poder avaliar com precisão o desempenho dos alunos, as provas do Saresp contam principalmente com questões básicas de língua portuguesa e matemática para os estudantes 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Além dessas matérias básicas, a avaliação também conta com questões de história e geografia, que são destinadas para os alunos do 7º e 9º anos do fundamental e da 3ª série do médio da rede estadual. Para facilitar o entendimento da avalição, as notas do Saresp são divididas em quatro categorias: abaixo do básico, básico, adequado e avançado.

Últimos resultados

Nesta última quarta (7), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou os resultados da Saresp de 2011. De acordo com a publicação, as notas dos estudantes apresentaram uma pequena melhora em relação a avaliação anterior. Apesar da subida no índice, os números ainda não são considerados satisfatórios e o governo garantiu que já estuda algum modo para melhorar o desempenho dos alunos.

Confira a porcentagem das notas

5º ano do ensino fundamental:

  • Português: abaixo do básico (17,4%), básico (37,5%), adequado (32,9%) e avançado (12,3%)
  • Matemática: abaixo do básico (26,0%), básico (36,2%), adequado (28,1%) e avançado (9,6%)

9º ano do ensino fundamental:

  • Português: abaixo do básico (28,0%), básico (55,0%), adequado (15,2%) e avançado (1,8%)
  • Matemática: abaixo do básico (33,8%), básico (55,9%), adequado (9,2%) e avançado (1,0%)

3º ano do ensino médio:

  • Português: abaixo do básico (37,5%), básico (38,4%), adequado (23,4%) e avançado (0,7%)
  • Matemática: abaixo do básico (58,4%), básico (37,1%), adequado (4,2%) e avançado (0,3%)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook