Atualizado em: 22 maio 2012

Download de Contos - Relíquias de Casa Velha de Machado de Assis

Em Páginas Recolhidas o leitor poderá observar o estilo machadiano de lidar com a realidade e apresentá-la de forma poética e crítica.
Você Sabia?
Machado de Assis escreveu durante toda a sua vida mais de 200 contos, o primeiro foi publicado em 1858 pela revista Marmota Fluminense com o seguinte título: Três Tesouros Perdidos.
Relíquias de Casa Velha

Relíquias de Casa Velha, o último livro de contos de Machado de Assis. (Foto: Divulgação).

O ultimo livro de contos, Relíquias de Casa Velha de Machado de Assis se enquadra como em tudo que o autor publicou nele é possível observar através de seu olhar o Rio de Janeiro e o Brasil de uma forma crítica e reflexiva.

A obra machadiana revela ao leitor a visão de um cidadão carioca, que repudiava a maneira como as pessoas eram obrigadas a viver, e são até hoje movidos pelo ritmo do governo.

publicidade:

A situação vista atualmente difere-se daquela do tempo de Machado de Assis, mas o comportamento humano é o mesmo diante daquilo que é imposto, por isso, o escritor sempre estava à frente de seu tempo.

Os contos de Relíquias de Casa Velha

  1. Pai contra mãe
  2. Maria Cora
  3. Marcha fúnebre
  4. Um capitão de voluntários
  5. Suje-se gordo!
  6. Umas férias
  7. Evolução
  8. Pílades e Orestes
  9. Anedota do cabriolet

Por que muitos sentem dificuldade em ler Machado de Assis?

A explicação é simples e bastante óbvia, a pessoas, principalmente os jovens acham que ler a obra de Machado de Assis é chato, enfadonho e difícil, esse fato se deve a falta de proximidade com os livros na fase escolar, onde o aluno deveria ser apresentado aos grandes autores clássicos.

É natural que alguém nunca antes familiarizado com a literatura aos poucos ache estranho ter de encarar coisas que não são de seu tempo e que muitas vezes nunca ouviram falar.

De nada adiantará forçar uma criança a ler um livro tão complexo na sua forma integral, nada será absorvido e um trauma se instalará nela fazendo com que durante anos ou nunca mais se interesse por esse tipo de leitura.

O hábito de ler deve ser introduzido aos poucos com a ajuda do governo, da escola, dos professores e dois pais, todos esses podem e devem contribuir para o crescimento intelectual do ser humano.

Leia na íntegra – Baixe o livro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook