Atualizado em: 13 julho 2011

Novo Acordo Ortográfico Regras ratificadas em relação ao hífen – Parte I

Algumas determinações promulgadas pelo Novo Acordo Ortográfico em relação ao uso do hífen oficializaram antigas regras que eram praticadas mais que não possuíam respaldo legal.

As regras referentes ao uso do hífen no Brasil não estavam formalizadas de forma específica e, por mais que a usássemos, não havia um compêndio que pudesse ser consultado para dirimir as dúvidas. Com a criação do Novo Acordo Ortográfico essa questão foi resolvida e as regras básicas para o uso desse recurso gráfico foram estabelecidas.

Nos primeiros artigos, falamos sobre as alterações que foram realizadas em relação ao antigo uso e agora falaremos sobre as regras que foram ratificadas pelo acordo.

publicidade:

O hífen continua sendo usado:

a)    Nos topônimos, ou seja, nos nomes próprios de lugar ou regiões geográficas, iniciadas por Grã ou Grão, por verbo ou se houver artigo entre os elementos.

Ex.: Grã-Bretanha, Grão-Pará, Passa-Quatro, Baía de Todos-os-Santos

Obs.: O topônimo compostos, como América do Sul e Cabo verde, são escritos em hífen. Exceto no caso dos países Guiné-Bissau e Timor-Leste.

 

b)    Nas palavras compostas que designam espécies zoológicas e botânicas.

Ex. couve-flor, batata-inglesa, bem-te-vi

 

c)    Nos prefixos “inter”, “super”, “hiper” + palavra iniciada por “R” ou “H”. Em qualquer outro caso não se usa o hífen.

Ex.: inter-resistente, inter-racial, inter-humano

hiper-realista, hiper-requintado, hiper-hidrose

super-resistente, super-revista, super-homem

 

d) Nas palavras compostas por justaposição (quando os dois elementos formadores da palavra não produzem alteração no som).

Ex.: diretor-presidente, sócio-gerente, arco-íris, projeto-piloto, guarda-pó

 

e) Para separar os adjetivos compostos. Nesses casos, o primeiro elemento pode ser reduzido.

Ex.: greco-romano, mato-grossense, afro-luso-brasileiro, azul-turquesa

 

Ao total foram ratificadas 11 regras. Nesse artigo tratamos de 05 delas. Não deixe de conferir a 2ª parte que tratará das outra 06 regras.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook