Atualizado em: 24 maio 2010

Regras para exame de Transferência na USP

Os interessados em ser aluno da melhor universidade do Brasil terão nos próximos dias a chance de adentrar a instituição. É que as inscrições para o exame de transferência 2011 da Universidade de São Paulo (USP) estão abertas e vão estar disponíveis de 28  de  junho a 5 de julho.

publicidade:

Todos podem participar, pois, a prova de transferência vai ser aberta a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos sequenciais. As inscrições deverão ser feitas pelo site

Alunos com matrícula trancada também poderão participar do processo, mas em caso de aprovação na prova é preciso que esteja devidamente matriculados no primeiro semestre de 2011 para que a transferência se efetive.

Serão 729 vagas abertas, sendo 133 na área de biológicas, 428 na área de exatas e 231 na área de humanas.

A taxa de inscrição é pouco salgadinha, mas para quem quer ser USP até que vale a pena. São R$ 100, que deve ser pago pela internet ou em qualquer agência bancária, com o boleto gerado no ato da inscrição.

Apesar de ser caro, a USP tem o recurso de diminuir o valor da taxa. Estes pedidos de redução da taxa de inscrição deverão ser feitos pelo site da Fuvest entre 7 de junho e 11 de junho.

Os beneficiados coma redução da taxa estarão em uma lista que será divulgada em 25 de junho.

O exame de transferência terá duas etapas. No dia 25 de julho, haverá uma prova de pré-seleção, com 80 questões de múltipla escolha. Os selecionados nessa etapa continuarão o processo nas diversas unidades da USP, segundo datas e regras divulgadas nos editais das diferentes unidades, que estão disponíveis nas respectivas seções de alunos.

Todos passarão pelas provas de  português e língua inglesa. Além das provas de cultura contemporânea para devidas áreas haverá questionamentos sobre genética e bioquímica e os candidatos da área de exatas terão testes de física e matemática.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook