Atualizado em: 8 dezembro 2010

Ranking de Ensino da OCDE

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), analisa o nível de ensino de 65 países. Foi divulgado nesta terça-feira, dia 7, o ranking internacional de ensino, e como já era de se prever, o Brasil está entre os piores colocados, estando na 53ª colocação.

publicidade:

Já o governo chinês tem intensificado os investimentos em educação. E os efeitos da medida já se fazem sentir no país. A China ficou em primeiro lugar no levantamento do Pisa.

O estudo é produzido a cada três anos, no qual, faz um raio-x da situação da educação no mundo. O Pisa avalia conhecimentos de leitura, matemática e ciências dos adolescentes. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), é quem aplica a prova no Brasil.

O Brasil ficou atrás de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai. Fica à frente apenas da Colômbia, Kazaquistão, Argentina, Tunísia, Azerbaijão, Indonésia, Albânia, Catar, Panamá, Peru e Quirguistão.

A média da OCDE é de  de 496 pontos, o Brasil ficou com 401 pontos.

Os cinco melhores colocados são China (Xangai), com 577 pontos, Hong Kong, com 546, Finlândia e Cingapura, com 543, e Coréia do Sul, com 541.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook