Atualizado em: 18 maio 2012

Download do Livro Quincas Borba de Machado de Assis

Quincas Borba relata a vida de um homem que deixou sua fortuna para o amigo pobre que também o incumbiu de cuidar de seu animal de estimação.
Você Sabia?
Maria Inês foi a segunda mulher do pai de Machado de Assis, ela era lavadeira, doceira e cozinheira e fez parte da vida do escritor. A mulher também fez parte de sua criação, portanto é uma das que apoiaram o talento do autor e graças a isso existe entre muitos outros o Quincas Borba.
Quincas Borba

Quincas Borba foi um filósofo pobre, tornou-se rico e deixou sua fortuna ao amigo e enfermeiro Rubião. (Foto: Divulgação)

Um dos Clássicos da literatura, Quincas Borba de Machado de Assis conhecido por muitos, ele á esteve na lista de vestibulares durante alguns anos, para 2013 a obra não será pedida, mas essa é um leitura que todos deveriam fazer.

História

Rubião é um professor muito amigo de Quincas Borba, foi ele que esteve ao seu lado nos últimos meses de vida do filósofo afortunado, cuja fortuna lhe foi deixada em testamento com algumas imposições feitas.

publicidade:

Quincas Borba pediu ao companheiro que cuidasse de seu cachorro que era chamado pelo mesmo nome do dono e por quem tinha muita estima, pois era sua única companhia diária e fiel.

Mas durante uma viagem a Barbacena, no Rio de Janeiro Rubião conhece pessoas que só pensam em tirar o seu dinheiro, eles são: Carlos Maria, Camacho e Freitas e ainda contam com a ajuda do casal Sofia e Cristiano Palha, este último se tornou sócio do herdeiro de Quincas Borba.

Mas inevitavelmente Rubião se apaixona por Sofia, isso o faz enlouquecer e o leva a ser internado em um sanatório, pois essa paixão o atormenta, lá as crises de loucura se manifestam com frequência e ficam cada vez mais sérias.

Por consequência disso ele foge do sanatório e volta para Barbacena, lugar em que falece sem dinheiro algum e bradando a frase “Ao vencedor as batatas”. O cachorro Quincas Borba morre três dias após o acontecimento.

Leia na íntegra – Baixe o livro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook