Atualizado em: 9 fevereiro 2012

Plano Nacional da Educação

Com visão de desenvolvimento e compromisso com todas as diretrizes para os próximos anos, o Plano Nacional de Educação tem prioridades para ampliação da educação nacional. Entenda um pouco mais sobre o plano.
Você Sabia?
Uma das metas no plano de educação, é que para as crianças de todos os sexos terminem o ciclo completo no nivél basico escolar até 2015. O Objetivo é matricular 95% dos brasileiros, e combater o anafalbetismo.

PNE - documento estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020.

Com objetivo e prioridades estratégicas, o Plano Nacional de Educação, é estabelecido por metas nas quais serão desenvolvidos para ampliação e avanço da educação em todo território nacional.

As prioridades estabelecidas são em garantir o direito do ensino fundamental, técnicos e superiores para valorizar tanto alunos como os próprios profissionais da educação, para desenvolver um sistema de informação e avaliação em todo e qualquer nível de escolaridade.

publicidade:

O Plano Nacional de Educação não foca só em investimento econômico, realizados pelos órgãos do governo e pela sociedade. A base real de direito para a educação desde seu nascimento, sendo que tem que ser presente quando ela nasce, no meio de sua vida até sua formação, integração social, desenvolvimento e realização profissional.

Metas 2011-2020

Estratégias e objetivos necessários a serem batidos pelo Plano Nacional para o enriquecimento e compromisso com a educação é sempre aprovado como um projeto de lei, que por sua vez é aprovado por senadores antes de passar pelo ministro da educação. São metas possíveis, algumas limitadas mas todas com intenções boas para serem executadas.

As principais metas durante esse prazo até 2020 são:

  • Alfabetizar todas as crianças com idade máxima de 8 anos de idade, Elaborar um mecanismo de acompanhamento individual para cada aluno no ensino fundamental, Distribuir educação em tempo integral em  50% das escolas publicas com educação básica.
  • Espalhar ao mundo até 2016, o atendimento escolar para toda a sociedade e ampliar uma oferta educacional infantil para atender crianças de até 3 anos e aumentar em 85% o numero de matriculas para o ensino médio até 2020. Garantir a união dos estados e municípios para fiscalizar que todos os professores tenham a comprovação de sua formação especifica e claro valorizar o rendimento do profissional assegurando em dois anos o prazo de existência e plano de carreira em todo o sistema de educação.

Algumas metas ainda estão passando para serem aprovadas pelo congresso e andam causando bastante polemica no congresso. O Produto Interno Bruto investido atualmente passa os 5% de investimento. Mas uma lei em tramitação no plenário pede pelo menos 10% para realmente determinar um desenvolvimento do plano.

O coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, relatou que o que é investido não é suficiente, pois com isso só se expande a vaga. O que tem que ser investido é 10% do PIB para realmente conseguirmos determinar critérios de expansão para qualidade, pois sem isso continuaremos uma década expandindo apenas o acesso.

Hoje em dia tem sido mais difícil prover a literatura e conhecimento as pessoas. Mas o Plano Nacional de Educação tenta com essas metas associar e prover o conhecimento e desenvolvimento do ser humano.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook