Modificado em: 2 junho 2011

Plano de Trabalho Docente

Todo esclarecimento sobre o que significa Plano de Trabalho Docente e tudo que faz parte disso. Como são elaborados e alguns modelos para professores.

A Educação é um ramo que precisa de muita atenção, mais do que outros ramos do nosso país. É através da educação que se faz um cidadão, juntamente com o seu caráter. Uma pessoa sem educação, com tempo ocioso acaba cometendo crimes e se envolvendo com pessoas erradas. Para que isso não aconteça com a população, tanto os pais quanto professores se juntam para proporcionar uma melhor educação, os pais dando educação familiar em casa e os professores através do seu plano de ensino, através do Plano de Trabalho Docente.

Entendendo um Plano de trabalho Docente

Para se proporcionar ensino para os estudantes, todo professor constrói e elabora o seu Plano de Trabalho Docente, que nada mais é do que um documento que registra tudo o que pretende ser dado na prática, dentro da sala de aula. O Plano de trabalho é uma maneira de organizar o ensino e a aprendizagem dos alunos em sala de aula.

O Plano de Trabalho Docente tem como objetivo orientar e direcionar o trabalho de um professor. Cada matéria possui o seu plano de trabalho e os professores responsáveis necessitam possuir conhecimento prévio da proposta pedagógica.

Do que é formado um Plano de trabalho Docente?

Cada plano de trabalho docente varia de acordo com a instituição e varia de professor para professor. No geral, o plano de trabalho é formado por conteúdos específicos, por justificativas, encaminhamentos metodológicos e avaliação. Cada um possui o seu significado. O conteúdo específico, por exemplo, o professor organiza os conteúdos e procura trabalhar de forma contextualizada e atualizada. Isso possibilita ao aluno poder estabelecer relações e análises críticas sobre ele. A justificativa de um plano de trabalho mostra a escolha dos conteúdos que serão passados. Os encaminhamentos metodológicos são um conjunto de princípios e métodos, ou seja, são os recursos que serão usados para que o professor consiga alcançar seus objetivos. Para finalizar, ao final de cada plano de trabalho existem as avaliações, por onde se define alguns critérios e os estudantes são avaliados.

Modelos de Plano de Trabalho Docente

Existem alguns modelos de Plano de Trabalho Docente pelo qual alguns professores podem adquirir para usar como exemplo para elaborar o seu. Confira nos links abaixo alguns modelos:

Modelo 1

Modelo 2 em vídeo

Modelo 3

Modelo 4

 

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook