Modificado em: 17 maio 2010

Papel da escola na sociedade atual

As crianças sentadas hoje nos bancos escolares do Brasil estão sendo preparadas para o futuro que as espera?

Como educar cidadãos para enfrentar e quem sabe melhorar uma sociedade desigual, com ricos cada vez mais ricos e competitividade crescente?

O que fazer para que a geração que hoje freqüenta os bancos das escolas aprenda a proteger o planeta? Qual a melhor maneira de mostrar a esses jovens, habituados a relações virtuais, como é valioso o contato físico, o olho no olho?

O papel da escola na sociedade atual é muito importante. É através dela que formaremos cidadãos competentes, conscientes e preparados para viver em sociedade.

A escola traz muito mais que a educação para as crianças e jovens traz a fonte de energia para eles continuarem a lutar na vida, muitos repórteres já relataram crianças que vão à escola em busca de merenda escolar, elas não tem o que comer na própria casa e é na escola que buscam alimento. Na sociedade atual a escola empenha na vida de alunos oportunidades, de se tornar uma pessoa mais culta, o conhecimento é algo que sabemos e temos a certeza que ninguém nunca poderá nos tirar e a escola oferece este conhecimento.

Mas não basta apenas entregar um conjunto de informações, é preciso preparar para pensar mesmo num país como o nosso onde temos escolas em situações precárias e professores despreparados.

É na escola que se garante o futuro e onde se descobre o que queremos para a vida, professores lutam todos os dias para dar qualidade de ensino para os alunos e à escola é o berço para vida descente é lá onde aprendemos tudo o que vamos levar para o resto da vida.

O incentivo vem de todos para que a escola faça parte do futuro relacionando o conhecimento e o saber, ensinar aos alunos o senso de crítica, comunicação e trabalho, tudo de uma forma dinâmica de ensino.

Muitas mudanças ainda devem ser feitas e no Brasil a educação nas escolas ainda é infelizmente muito carente e existe ainda um número muito significativo de analfabetos que não freqüentam e nunca freqüentaram uma escola. A sociedade com certeza passará por grandes mudanças e quem sabe as escolas no futuro poderão ensinar muito mais do que aprendemos hoje.

Portanto para se formar adultos educados, cultos, conscientes e capazes  é necessário uma educação decente desde casa e fazendo da escola sua extensão.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook