Atualizado em: 21 maio 2012

Download de Contos - Papéis Avulsos de Machado de Assis

Quem tem ideia da importância de Machado de Assis para literatura brasileira sabe os benefícios de ler suas obras, os que não têm recebem a oportunidade de conhecer um pouco do autor e mergulhar em seus textos.
Você Sabia?
Machado de Assis foi um menino super interessado em leitura, por isso, se tornou um grande escritor e escreveu Papéis Avulsos. Certo dia ele foi pego escondido pelo chefe lendo, este queria demiti-lo, porém o diretor da tipografia aumentou seu salário.
Papéis Avulsos

Papéis Avulsos de Machado de Assis publicado em 1882. (Foto: Divulgação)

Um dos melhores livros a retratar o Rio de Janeiro e o Brasil de sua época, apenas fazendo a leitura. Realmente lendo Papéis Avulsos de Machado de Assis, você consegue notar isso neste livro. O autor conta de forma bastante realista tudo a cerca da sociedade, do modo que ela vive e as histórias que cercam os acontecimentos.

O Alienista

O Alienista é um dos contos mais conhecidos de Machado de Assis, se trata de uma novela por conta de sua extensão e carrega consigo um pouco da ironia e humor típicos do autor, onde se enxerga pontos de análise psicológica e crítica.

publicidade:

Nesse conto o autor leva o leitor a refletir sobre como a personalidade das pessoas é influenciada pelas questões sociais, assim como a sociedade se influência por razões psicológicas.

Simão Bacamarte é um médico especializado em cuidar dos problemas das pessoas ligados à mente, ele vive em uma cidadezinha no Rio de Janeiro chamada Itaguaí e descobre loucura até em quem é perfeitamente são.

Ele acaba por colocar todas as pessoas dentro de um manicômio, mas em certa hora o leitor chega a conclusão de que o totalmente louco é o próprio doutor que no início era tido como correto pela sociedade, mas posteriormente instala nela um verdadeiro caos.

Todos os contos

  1. O alienista
  2. Teoria do medalhão
  3. A chinela turca
  4. Na arca
  5. D. Benedita
  6. O segredo do bonzo
  7. O anel de Polícrates
  8. O empréstimo
  9. A sereníssima república
  10. O espelho
  11. Uma visita de Alcibíades
  12. Verba testamentária

Leia na íntegra – Baixe o livro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook