Atualizado em: 17 agosto 2011

Obmep 2011 - Datas, Provas e Gabaritos

A Obmep é uma Olimpíada de Matemática realizada entre escolas públicas com o objetivo de estimular o estudo dos alunos. Confira aqui mais detalhes sobre essa Olimpíada, como ela é realizada, quais as datas das provas e quando serão divulgados os resultados, provas e gabaritos.

Muitos sabem que matemática não é aquela matéria preferida de muitos alunos. Além disso, existem grandes problemas com relação ao ensino de escolas públicas. Pensando em acabar com isso que foi criada a Obmep.

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas vem com sua 7ª edição e garantindo muito sucesso desde o seu lançamento. Tem como objetivo incentivar os jovens a estudar uma matéria que não é tão querida e é bastante temida por todos.

publicidade:

Incentivando os jovens

Não há melhor maneira do que aprender se divertindo, e é essa uma das características principais das Olimpíadas de Matemática, fazer com que os alunos se enpenhem para estudar e competir através dos conhecimentos adquiridos.

A matemática é algo que necessita de treinamento e precisa ser passada de um modo agradável, buscando estimular sempre o aluno a entendê-la. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas nem todo mundo gosta de realizar contas enormes que parecem tão complicadas. Com o estudo e estímulos corretos, muitos conseguem entender a matéria sem maiores problemas e complicações.

Como funciona a Olimpíada?

Primeiramente, todo ano a escola de ensino público que tiver interesse em participar deverá inscrever os alunos através do site oficial da Olimpíada. Feito isso, os alunos irão ser separados de acordo com seu nível de escolaridade, tendo o Nível 1, que corresponde a alunos matriculados na 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 para alunos matriculados na 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e o Nível 3 para alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio.

Após a inscrição dos alunos, eles irão realizar uma prova de acordo com o seu nível de escolaridade. A primeira prova é de múltipla escolha e a segunda prova será uma prova discursiva, classificando-se 5% dos alunos inscritos. Após a aprovação dos alunos para a 2ª fase, cabe a cada escola realizar a escolha dos alunos que irão concorrer.

Obmep 2011

A Olimpíada desse ano já está acontecendo. As inscrições já foram feitas e hoje, dia 17 de agosto será realizada a prova da primeira fase. Após a prova, as escolas terão até o dia 26 de agosto para enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase. No dia 3 de outubro serão divulgados os classificados para realização da prova da 2ª fase e o local em que as provas serão realizadas. A partir do dia 3 de outubro até o dia 21 do mesmo mês, as escolas terão que indicar quais os professores dos alunos que foram classificados para a 2ª fase, isso terá que ser informado através do site da Obmep. Enfim, será no dia 5 de novembro a realização da segunda prova, da 2ª fase às 14:30 (horário de Brasília).

Resultados e Premiações Obmep 2011

A divulgação da lista dos premiados será feita pela Direção da OBMEP no mês de fevereiro de 2012. As provas e gabaritos serão divulgados após a realização ds provas e estarão disponíveis no site oficial nas informações logo abaixo. A premiação de alunos totaliza 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 1800 medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos, oportunidade de concorrer a Bolsas de Iniciação Científica Jr. Também serão premiados os professores, as escolas e as secretarias de educação responsáveis.

Para mais informações:

Telefones: (21) 2529-5084
0800 616161

Site: www.obmep.org.br ou email para contato@obmep.org.br

Endereço
Estrada Dona Castorina, 110
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22460-320

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook