Atualizado em: 13 julho 2011

Novo Acordo Ortográfico - Hífen

As diretrizes relacionadas ao hífen, em alguns casos, surgiram apenas para oficializar regras que já eram praticadas anteriormente.

Nos artigos anteriores sobre o Novo Acordo Ortográfico, publicamos as alterações referentes ao alfabeto e à acentuação. No total, foram realizadas 06 mudanças ortográficas de acentuação em nossa Língua Portuguesa e uma mudança em nosso alfabeto – a adição das letras “K”, “W” e “Y”. Neste último caso, o Novo Acordo apenas oficializou o uso delas, pois essas letras já apareciam em abreviaturas, símbolos científicos, palavras estrangeiras não aportuguesadas e em nomes próprios estrangeiros e seus derivados.

No caso do hífen, em alguns casos, as regras determinadas pelo Acordo tiveram o mesmo objetivo. Os especialistas da área alegam que, antigamente, não havia regra específica que registrasse o uso do hífen em alguns casos e que, agora, o Novo Acordo resolveu esse problema.

publicidade:

O hífen, que é representado pelo sinal gráfico “ – “, tem como funções básicas ligar palavras compostas ou precedidas de prefixos e fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais, quando ocorrem a mesóclise e ênclise.

As novas regras relacionadas ao uso do recurso gráfico estão dividas em duas categorias. Primeiro, foram estabelecidas regras que alteraram a forma como algumas palavras eram grafadas e em segundo, algumas das regras já praticadas anteriormente foram ratificadas.

Nos próximos dois artigos dedicaremos nossa atenção às mudanças impostas pelo Novo Acordo. Ao total, foram determinadas 07 alterações, que precisarão ser estudas com calma para serem completamente assimiladas.

Nos últimos textos trataremos dos casos em que o uso do hífen foi oficializado.

Confiram os próximos artigos e não se esqueçam: O domínio da língua materna, principalmente no caso de línguas tão complexas como a Portuguesa, propicia um diferencial profissional e social.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook