Atualizado em: 17 agosto 2012

O que é Miscigenação? Tire as Suas Dúvidas

Não tem como pensar em Brasil sem lembrar-se do processo que ocorre desde a chegada dos portugueses.
Você Sabia?
A divisão de raças é ainda bastante indefinida por conta da miscigenação, muitos nascidos de mães negras com pais brancos, por exemplo, não se autodefinem com precisão, pois a partir da mistura traços genéticos diferenciados surgem.
Miscigenação

Miscigenação: mistura de raças e etnias, de forma natural! (Foto: Divulgação)

A miscigenação nada mais é do que a mistura de raças e etnias, um cenário muito comum visto no Brasil desde a sua descoberta. Índios, europeus e africanos chegaram aqui e por obra do destino formaram suas famílias.

A partir disso deu-se o processo de miscigenação, a integração genética que ao longo dos anos foi se disseminando por diversas áreas. As escravas por muitas vezes eram obrigadas a se deitar com os colonizadores e dessa relação crianças vieram ao mundo.

publicidade:

Todo processo

Trazidos de várias partes da África os escravos foram distribuídos por vários lugares, gente de Moçambique, Angola, Nigéria, Congo chegaram aqui sem grandes expectativas, pois serviriam de empregados.

A submissão das mulheres, a falta de esclarecimentos e oportunidades deu forma ao quadro que até hoje é mostrado. No início a miscigenação ocorreu forçadamente e posteriormente as raças foram se misturando de forma natural

Hoje em dia…

É comum ver a mistura de raças e cada vez mais o preconceito é deixado de lado quando se pensa em formar família. É comum encontrar pelas ruas filhos de casais em que pai e mãe pertencem a etnias diferentes.

Amarelos, brancos, negros e indígenas formam um só universo e trazem consigo um pouco da cultura de cada lugar, formando assim uma sociedade misturada, diferenciada e que aprende a cada dia algo novo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook