Atualizado em: 14 maio 2010

Método de Dedução


Depois de colher dados e analisá-los o pesquisador deduz a sua conclusão. Esta é, em forma simplória, a concepção do Método Dedutivo, linha de raciocínio que surgiu na Grécia antiga, com o estudo do filósofo Aristóteles.

Apesar de requerer bastante pesquisa, o método dedutivo não gera novo conhecimento, uma vez que este método sempre vai partir de uma lei uma geral já conhecida. Ela então sistematiza e especifica o conhecimento já existente.

publicidade:

Ela tem como ponto de partida, o conhecimento construído, ou seja: a verdade geral, de onde ela tira um conhecimento que leva para um ponto interior deste plano.

Esse método é bastante utilizado por vários campos do conhecimento. Nas letras, ou mais especificamente na literatura, o método dedutivo é bastante utilizado, principalmente em obras de suspense como Sherlock Holmes. Foi nesta obra que a dedução se mostrou por uma conclusão que provoca espanto e admiração.

No campo do Direito, juristas e estudantes também utilizam muito o processos do método dedutivo, pois a técnica é muito empregada em júris que tenham muitas provas para serem analisadas, exigindo também outras modalidades de raciocínio lógico.

O método funciona mais ou menos assim:

As flores são seres vivos. A Rosa é uma flor, logo a flor é um ser vivo.
Como se pode ver, de uma verdade geral (Flores são seres vivos), foram concluídas mais duas sentenças.

Sobre esse método, o filósofo grego Aristóteles atentou para uma importante observação: a do sofismo, que é um racionicio falso, mas com uma aparência de que seja verdadeira.

Por exemplo

Os cavalos rincham. Os homens rincham, logo homens são cavalos.
Como se pode ver há uma sentença falsa (homens richam) que comprometeu toda a veracidade da dedução.

Isso deixa evidenciado que, para uma dedução ser coerente, ou seja, um método dedutivo ser pertinente, é preciso que todas as sentenças absorvidas dela seja verdadeira.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook