Atualizado em: 4 agosto 2011

MEC irá definir novas regras para pós-graduação

Todas as instituição não educacionais que ofereciam cursos de pós-graduação, não serão mais reconhecidos pelo MEC, tordando-se assim, cursos livres.

Novas regras serão divulgadas pelo Ministério da Educação – MEC – sobre os cursos de pós-graduação. Agora algumas instituições que podiam oferecer os cursos de especialização, como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais não serão mais reconhecidas pelo MEC.

Eram muitas das instituições como as citadas acima que não serão mais reconhecidas. Cerca de 400 instituições não educacionais ofereciam os cursos, e 134 estavam esperando o reconhecimento do MEC.

publicidade:

“O que essas instituições buscavam sempre era o carimbo do MEC, transformando o credenciamento da instituição em um aval de qualidade do ministério em relação aos cursos que elas ofereciam”, diz o secretário de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Luís Fernando Massonetto. “E isso causava sempre um certo incômodo por parte do MEC, porque o fato de você autorizar o funcionamento não significa que chancela o curso, no sentido de indicar que ele seja feito por alguém.”

Essa agora se tornou uma dica valiosa para aqueles que estavam pensando em fazer uma pós-graduação em alguma dessas instituições. Os cursos podem até continuar, mas o reconhecimento do MEC eles não terão mais, portanto se o reconhecimento do Ministério é importante para você, é melhor procurar uma outra instituição que seja
educacional, como faculdades e universidades. A importância do MEC é grande, porque sem ela, o curso não pode ser mais considerado uma pós-graduação, serão apenas cursos livres.

“O valor da pós-graduação lato sensu é muito dado pelo o que o mercado considera sobre aquele título. Em algumas áreas, o curso livre hoje é mais valorizado do que um
de especialização”, assinala o secretário.

Agora é ficar atento as próximas novidades e divulgações do Ministério da Educação que promete novas regras.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook