Atualizado em: 31 março 2011

Lixos nas Ruas - Multas

Penalidades sobre aterros irregulares e demais informações.

Lixo AcumuladoSe há acúmulo de produtos usados, restos etc., sua presença não é complicada de ser notada. O ambiente urbano costuma ser caracterizado, inclusive, por esta poluição visual, pelo mau cheiro e pela dificuldade de tramitação de pessoas. De fato, entope bueiros, aumenta consideravelmente o risco de doenças, torna a ambientação indesejável e repulsiva, além de causar inescapáveis e terríveis odores para o cotidiano muitas vezes já desagradável.

Penalidades

Segundo recente política de proteção ao ambiente público aprovada pela Câmara Municipal, a multa por descarte em locais inapropriados para entulho é de R$12.000,00. Antes desta aprovação, a multa era de R$500,00, ou seja, a penalidade subiu mais de 25 vezes. A votação ocorreu de maneira quase unânime.

publicidade:

Outra importante sugestão foi a construção de mais ecos-ponto na cidade para intensificar a educação ambiental ao invés da punição descontrolada.

Lixo UrbanoImportâncias

Centros urbanos já sofrem desequilíbrios demasiados ocasionados pela irresponsabilidade ecológica, sendo preocupações reais na sobrevivência geral e nos conceitos comumente inseridos nas grades escolares e na maior parte da publicidade das cidades. Não jogue lixo no chão ou deposite em aterros irregulares nem permita que outros o façam. Dependendo do material, a decomposição pode durar por mais tempo que o próprio indivíduo infrator, entupindo ralos, causando enchentes e, conseqüentemente, influenciando na morte de seres humanos. Portanto, separe seu lixo, contribuindo com a coleta Enchenteseletiva e com o movimento ambiental. Papéis, vidros, plásticos e metais são recicláveis!

A separação do lixo extrapola a questão de moral, como também atinge a necessidade primeira da sobrevivência. A questão da preservação ambiental é um assunto de suma importância para todos os habitantes do planeta, sendo crescente na legislação territorial de empresas e na elaboração de produtos industriais, assim como venda, estocagem e, mais importante, descarte. Ainda que seja responsabilidade da Administração Pública assegurar esta espécie de limpeza, é impraticável controlar todo o dia-a-dia. Cabe ao habitante da cidade compreender a gravidade da consciência ambiental.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook