Atualizado em: 11 julho 2013

Livro Capitães de Areia – Jorge Amado

Capitães da Areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937.
Você Sabia?
Que Jorge Amado foi um escritor consagrado onde lançou livros como Tereza Batista, Dona Flor e seus dois maridos e Tenda dos Milagres, entre outros.
caspi

Os Capitães da Areia são um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes

Este é um romance, considerado um dos melhores livros de todos os tempos, de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, tendo a sua primeira edição lançada no ano de 1937.O livro conta a história da vida de um grupo de menores abandonados, que são chamados de “Capitães de Areia”. Sendo assim a história é ambientada na cidade de Salvador na época dos anos 30.

O livro também retrata a vida nas ruas de Salvador, em uma época que foi afetada pela epidemia de bexiga, ou também conhecida como varíola, eis que os policiais se destinavam a perseguição de menores infratores, e torturavam os mesmos sem nenhum senso de justiça, e é neste ambiente que vivem estes grupos de meninos que são abandonados e reagem de forma agressiva encontrando a liberdade nas ruas.

publicidade:

Sobre a Obra

A obra foi considerada imprópria para a época, e no final do ano de 1937 a obra começou a ser perseguida pelo governo, e começou a serem queimados mais de 808 títulos existentes em Salvador em praça pública, juntamente com isto foram queimados também outros livros do autor e também de outros escritores como por exemplo José Lins do Rego, com um pretexto de se levar em conta objetos de propaganda comunista considerados assim pelo governo com suas histórias.

A partir do dia 8 de dezembro de 1937 também a obra foi uma das apreendidas nas livrarias do Rio de Janeiro, sendo considerada uma obra nociva para a sociedade conservadora da época.

Visão da Obra

Existia na década de 30 no Brasil uma visão de um país novo, que ainda não estava totalmente criado, aquilo que poderia separar o Brasil de outros países ricos.

O Brasil passava por momentos bastante problemáticos, onde se tomavam consciência das famosas lutas de classe durante toda a ascensão de poderes de Getúlio Vargas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook