Atualizado em: 8 setembro 2010

História do Brasil


A história deste país que é rico em diversidade cultural, em recursos naturais e em pessoas que trabalham e acreditam nos seus sonhos começou no ano de 1500, quando foi descoberto pelos portugueses.

Aqui chegando tudo que encontraram foram uma gente de pele vermelha, os índios, e muita terra onde se plantando tudo dá.

publicidade:

Pedro Álvares Cabral com a sua comitiva marítima aportou nestas terras do além mar para encontrarem riquezas e gente para explorar através da descoberta de novas terras.

E nesta busca, foi encontrada a Terra de Vera Cruz, primeiro nome do Brasil.

História

Séculos depois, em 1808, a família portuguesa aportou aqui fugindo a fúria de Napoleão Bonaparte que não gostou da atitude de Portugal de não querer romper com a Inglaterra para se unir ao império francês.

Com a chegada da família portuguesa uma nova realidade e trajetória política, econômica e social nasceram.

Brasil

A família portuguesa tornou o Brasil fonte do seu governo criando o Banco do Brasil, o primeiro banco do país; também instituindo a política centrada no império bem como criando a imprensa com a criação de jornais que anunciavam os decretos do império e a criação do Jardim Botânico, um espaço que até hoje emana beleza e a alegria da natureza.

República

Após a monarquia, com a necessidade de se abolir a escravidão que foi a base econômica do Brasil por séculos a fio, foi instaurada a república por Marechal Deodoro da Fonseca.

O povo nem sabia que o Brasil estava mudando de regime político, mas a verdade é que os poderosos da época, os barões de café, não tiverem para onde correr e se viram obrigados a aceitar a república presidencialista.

Séculos se passam e este país conheceu a ditadura militar e com muita luta hoje vive a sua democracia com direito a eleições de quatro em quatro anos e que sonha um dia ver o Brasil uma nação mais humana e cidadã.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook