Ementa de disciplina

Para quem não sabe, toda disciplina há ementas. Ementa um termo aplicado de modo geral, para indicar toda espécie de apontamento ou anotação tomada para lembrança, a fim de que, por aí, se produza depois o documento escrito, que, se fazer ou se execute o ato nela lembrado. Por exemplo, é descrição resumida das matérias e suas cargas horárias dadas numa faculdade.

Portanto, ementa é uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de uma disciplina.

Veja ementas de algumas disciplinas:

Português Histórico: A origem e a formação da língua portuguesa. O latim clássico e o latim vulgar. A evolução fonológica, morfológica, sintática e semântica. A constituição do léxico. A expansão da língua portuguesa.

Geografia: Análise dos elementos de Geografia Física, de Geografia Humana e econômica

Física: Medidas e sistemas de unidades; movimento em uma, duas e três dimensões; leis de Newton; trabalho e energia; conservação de energia; sistemas de partículas e conservação de momento; colisões; cinemática e dinâmica das rotações; equilíbrio.

Química: Conceitos Fundamentais da Química. Estrutura da Matéria. Química Nuclear. Periodicidade Química: propriedades atômicas e tendências periódicas. Ligação Química: ligação covalente, ligação iônica, ligação metálica, forças fracas. Forças Intermoleculares. Fundamentos de Química de coordenação.

História do Brasil: Historiografia e historicidade; a construção do pensamento historiográfico brasileiro no século XIX; características e correntes historiográficas; cientificismo e historicismo; a historiografia brasileira e a identidade nacional na primeira metade do século XX; a Historiografia brasileira nos anos 50 e 60; a historiografia recente e a produção acadêmica: características, perspectivas e a renovação teórico-metodológica.

Biologia celular: Introdução ao estudo da teoria celular: constituição química, morfologia e fisiologia da célula animal e vegetal. Estudo da bioquímica energética celular e de técnicas para citologia.