Atualizado em: 20 julho 2011

EducaCenso 2011 MEC

Detalhes de como funciona a pesquisa EducaCenso. Quais informações são coletadas para que possam realizar um levantamento dos dados das escolas de ensino básico.

A educação deve ser prioridade em todo país, pois é com boa educação que se forma um cidadão do bem juntamente com a educação dada em casa pelos pais. No Brasil, o trabalho pela educação vem aumentando a cada ano, buscando melhoria com o objetivo de trazer mais crianças para a escola e tira-las da rua, do sofrimento e da violência. Foi pensando na evolução da educação brasileira que foram implantados programas como o Enem e o Inep implantou o EducaCenso, programa muito conhecido que tem feito muito sucesso no país.

EducaCenso

O programa EducaCenso nada mais é do que uma pesquisa que é realizada no país que tem como objetivo realizar um levantamento com relação as escolas de educação básica no Brasil. São avaliações realizadas se tratando de fatores como escolas, alunos, docentes e turmas, ou seja, tudo isso é avaliado e é realizado um levantamento através do EducaCenso.

São inúmeras as informações coletadas de acordo com cada fator citado acima. Quando se trata da Escola, o Censo Educativo faz um levantamento de infraestrutura, luz elétrica, água, para onde vai o lixo, por onde passa o esgoto, os tipos de sanitários usados, como é a cozinha, analisa diretoria, secretaria, laboratórios, a quadra, os equipamentos como TV, DVD e computadores. Analisa também ainda na parte da escola como é feita a organização do ensino, dentre outras coisas.

As informações coletadas sobre os alunos são: Idade, Sexo, cor/raça, modalidade de ensino que frequenta, local de nascimento, nacionalidade, turma que frequenta, utilização de transporte escolar, tipo de deficiência, dentre outras. Na avaliação dos Docentes, são vistas informações como: sexo, cor/raça, idade, escolaridade, etapa e modalidade de ensino de exercício, disciplinas que ministra, turma de exercício, nacionalidade, função que exerce, dentre outras. Por fim, nas turmas o EducaCenso levanta as seguintes informações: tipo de turma, disciplinas, horários de início e de término, modalidade, etapa, dentre outras.

Essas informações são coletadas com o objetivo de tratar e descobrir a origem de possíveis problemas na instituição de ensino, buscando através do levantamento feito, as soluções para os tais problemas.

Quando é feito?

 

O EducaCenso é realizado todo ano, mas o período de coleta é definido por portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar. A data foi escolhida baseada no calendário escolar do país.

Acesse o Sistema Educacenso no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br
e informe os dados de sua escola, alunos e docentes.

Confira também o cronograma.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook