Atualizado em: 15 setembro 2011

Educação Infantil no Brasil

A educação no Brasil está um caos, e cada vez pior, aqui podemos notar, quantos pontos falhos existem na Educação Infantil do nosso país.

 A educação é um quadro crítico no Brasil. Enquanto alguns têm um ensino de qualidade nas escolas particulares, outros (a maioria) ainda sofrem com a péssima estrutura que as escolas públicas oferecem.

Toda criança deve ser preparada desde o 1º ano com uma educação de qualidade e esta tem que ser contínua. Porém, isso não ocorre na maioria das vezes.

publicidade:

Em exames aplicados nas escolas de todo Brasil, o resultado é quase sempre o mesmo. Escolas particulares ocupam as primeiras colocações no ranking, enquanto as escolas públicas apresentam números preocupantes e alarmantes.

A Sociedade e Educação

Os pais que querem matricular seus filhos em escolas particulares precisam de dois requisitos básicos: dinheiro e preparação. Tal preparação consiste em já ensinar algo em casa para o filho, já que na maioria das escolas é aplicada uma espécie de vestibulinho para que as crianças ingressem na instituição. Isso mesmo, embora nunca tenham estudo é necessário, na maioria das vezes, que a criança já tenha conhecimentos em sua bagagem.

Um pai ou uma mãe de família que trabalha muito e recebe pouco, não tem condições nem de pagar uma mensalidade absurda e nem de preparar seus filhos para enfrentar uma maratona de testes, já que, na maioria do seu tempo, estão trabalhando intensamente para garantir conforto para sua família.

Escola Pública x Escola Particular

A escola particular proporciona um excelente ensino, o professor é mais incentivado (já que ganha muito melhor que o professor de escola pública) e a estrutura do prédio também ajuda muito. Com mais recursos e mais organização, a escola particular oferece a criança uma preparação contínua e intensa. No futuro, sem dúvidas, essa criança vai se destacar em uma universidade e no mercado de trabalho.

Já a escola pública não incentiva o corpo docente e não oferecem recursos suficientes. Os governos de cada estado não dão a atenção necessária que a educação precisa. Não devem apenas investir na compra de materiais e recursos, isso falta sim, mas o crucial é investir na formação do professor e no seu salário. O corpo docente ganha mal, muito mal. Qualquer pessoa sabe que a educação é a peça fundamental para o desenvolvimento do país, sem ela, ninguém chega a lugar nenhum. Mas onde está a valorização desses profissionais?

Muitas vezes os professores se unem e fazem greves para tentar algum reajuste salarial, mas nem assim conseguem. Sem dúvida eles não precisam disso já que é mais que um direito deles receber bem pelo árduo trabalho que executam.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook