Modificado em: 3 maio 2011

Fundamentos e Métodos da Educação Infantil

Como sabemos, a educação é a única maneira de construirmos um país mais sério e com reais chances de crescimento. Em todo os cantos do planeta vemos diversos exemplos de nações que deram o real valor a educação e hoje são mega potências, como exemplo podemos citar o Japão que mesmo estando completamente destruído após a segunda guerra mundial, hoje figura como uma das grandes potências do mundo.

Atualmente, apesar de todos os problemas e deficiências, vemos que o governo brasileiro tem buscado compensar com diversos programas sociais melhorar ou, pelo menos, compensar essa deficiência histórica em nossa educação.

Programas como o Prouni, tem levado jovens carentes ao sonho de cursar uma Universidade e, consequentemente, melhorar as suas perspectivas de vida. Porém, já ficou comprovado que não basta apenas oferece Ensino Superior, uma vez que os jovens chegam muitas vezes despreparados a Universidade. E a pergunta que ficar é: Que tipo de profissional será esse?

Por isso, já passou da hora de olharmos com mais carinho e dedicação para a educação básica brasileira, principalmente a educação infantil. A educação infantil também é conhecida como educação pré-escolar e tem como objetivo educar e dar os primeiros passos da criança antes da entrada no ensino obrigatório.

Geralmente, esse período é de dois aos seis anos de idade na criança. A educação infantil, tem como intuito estimular as crianças através de atividades lúdicas e jogos para que possam exercitar e desenvolver suas capacidades motoras e intelectuais, podendo assim dar início ao processo de alfabetização.

Atualmente, um percentual bastante baixo de crianças de 0 a 3 anos está matriculada em creches e instituições de ensino de educação infantil. Segundo dados de 2009, apenas 18,4 das crianças nessa faixa etária estão em alguma instituição de ensino. A situação melhora nas crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, que totaliza um total de 80%.

Mas isso não implica dizer que basta as crianças estarem nas escolas. É fundamental oferecer ensino de qualidade para que aí sim, possamos ter uma educação de base digna e que proporcione a criança um futuro, ou pelo menos uma perspectiva de um futuro melhor e mais digno.

E para saber mais sobre o assunto, basta ler um livro excepcional sobre o assunto clicando no link abaixo.

Clique aqui e veja mais


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook