Atualizado em: 13 janeiro 2014

Aula Invertida: Como funciona este método do EAD

Trouxemos para vocês como funciona o método de aula invertida que tem feito um enorme sucesso!
Você Sabia?
O método da aula invertida nasceu nos Estados Unidos para tornar as aulas mais divertidas reduzindo assim a evasão escolar, especialmente no ensino médio.
A aula inverida tem sido aprovada pelos alunos e tem dado ótimos resultados ( Foto: Divulgação)

A aula inverida tem sido aprovada pelos alunos e tem dado ótimos resultados ( Foto: Divulgação)

Vocês já devem ter percebido como o ensino a distância tem crescido nos últimos tempos já que é uma ótima opção para quem quer fazer um ensino superior, mas não dispõe de tempo. Por esta razão viemos falar sobre um modelo pedagógico que está sendo muito usado no ensino a distância EAD e que se chama FlippedClassroom ou sala de aula invertida. Esta metodologia está fazendo muito sucesso em cursos superiores à distância, mas também pode ser usado em cursos presenciais.

Como Funciona a Aula Invertida

Como o próprio nome já diz a sala de aula invertida, inverte o processo de aprendizagem tradicional do aluno, sendo que este conhecimento não acontece mais somente em sala de aula, mas fora também com a ajuda da tecnologia sendo que antes da aula o estudante tem contato com a matéria que irá ser dada em classe e desta forma na sala de aula o tempo será para tirar dúvidas, fazer atividades práticas e exercícios.

publicidade:

Como Surgiu o Método de Aula Invertida

Este tipo de metodologia surgiu em 1990, mas se popularizou em 2007 quando professores americanos começaram a gravar vídeos em PowerPoint, com animação e voz e disponibilizar na internet para os alunos que faltavam e com isso eles se tornaram tão populares já que os vídeos eram acessados por gente de todo os Estados Unidos que eles começaram a dar palestras sobre o assunto surgindo assim às aulas invertidas.

Na aula invertida o aluno é responsável pelo seu aprendizado já que pode acessar o conteúdo de qualquer lugar e assisti-lo quantas vezes for necessário e em sala de aula os professores tiram as dúvidas transformando a aula em uma conversa animada e com a ajuda de vídeos e outros artifícios que forem necessários. O método tem sido muito bem aceito e fazendo com que os alunos gostem muito mais de aprender do que com o método tradicional.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook