Atualizado em: 21 maio 2012

Download do Livro Dom Casmurro de Machado de Assis

Dom Casmurro conta a história de uma traição dupla, onde a mulher amada e melhor amiga se envolve com o melhor amigo e geram um filho criado pelo traído Bento Santiago.
Você Sabia?
Machado de Assis foi um homem com o nível muito acima de outros, ele era autodidata e não teve acesso à educação formal, por ter enfrentado diversas dificuldades foi a luta bem cedo e ainda criança já trabalhava, um exemplo de inteligência, perseverança e força de vontade.
Dom Casmurro

Dom Casmurro é o apelido do personagem principal da história, Bento Santiago. (Foto: Divulgação)

Considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Dom Casmurro de Machado de Assis, foi escrito em uma fase machadiana e podemos observar a entrada do estilo realista do autor, onde ele deixa de escrever desde Memórias Póstumas de Brás Cubas o que era considerado puramente romântico.

História

Dom Casmurro é o apelido de Bento Santiago, filho de Dona Glória. Ele vivia com um tio viúvo, cujo nome é Cosme, sua prima Justina, também enviuvada e José Dias que não é parente, mas é como se fosse, se pai já havia morrido.

publicidade:

Bento é filho único e sua mãe fez uma promessa assim que o menino nasceu. Por ter perdido uma criança, ela resolveu jurar que a próxima que nascesse viva iria para o seminário assim que fosse o tempo, aos 15 anos já era o momento.

O garoto não queria aquilo, mas sabia que era inevitável e foi ter com uma amiga de infância, a Capitu. Dessa amizade nasceu um amor, os dois sentiam isso um pelo outro e logo começaram a pensar em um jeito de Dom Casmurro não ir cumprir o que a mãe prometera.

A jura de amor

Antes mesmo de partir, em uma bela tarde os dois se encontraram e como não haveria solução para o que buscavam o apaixonado garoto teve de seguir seu rumo, mas juraram que um dia se casariam.

No ano seguinte Bento foi ao seminário, lá conheceu Escobar um garoto que se tornou seu melhor amigo e passou a frequentar sua casa e conhecendo Capitu. Nas visitas que fazia a Dona Glória ele percebeu que a amada e a mãe estavam se aproximando, isso era bom, pois facilitaria seu casamento.

A volta do seminário

Dom Casmurro voltou para casa, sua mãe desejava que ele se casasse com Capitu e assim fizeram, nessa altura ele já era um bacharel em Direito. Escobar casou-se com uma amiga de Capitu, a Sancha.

O primeiro casal foi residir na Tijuca, o outro passou a morar no Flamengo e assim eles revezavam entre os locais para um jantar entre amigos. Os filhos vieram, Escobar teve uma menina e Bento foi pai de um menino, o Ezequiel.

A morte de Escobar

No meio do caminho Escobar faleceu e sua viúva partiu para o Paraná com a filha, nesse período Dom Casmurro percebeu um sentimento diferente em Capitu, mas isso foi deixado de lado por ele.

Ezequiel é filho de quem?

Ao passo que Ezequiel crescia Bento percebia sua semelhança com Escobar, no jeito de falar, de andar, de rir e de agir, o menino era realmente parecido com seu melhor amigo. A família foi desfeita, já não havia clima de romance entre o casal e ver o filho era um martírio, tanto que este fora para um colégio e só saia de lá aos sábados.

Certo dia Bento pensou em suicidar-se, mas desistiu da ideia. Os três fizeram uma viagem para a Europa de onde só o pai retornou, mãe e filho ficaram por lá, mas Capitu morreu e Ezequiel voltou para morar com pai que cumpriu seu papel direitinho.

Financiou viagens para já rapaz e fez o que deu, até que Ezequiel também morreu vitima de uma febre tifoide. Dom Casmurro conclui que fora enganado pelos seus dois maiores amigos, além de também amar uma das pessoas que lhe traiu.

Leia na íntegra – Baixe o livro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook