Atualizado em: 12 julho 2011

Novo Acordo Ortográfico / Acentuação - Ditongos "ÉI" e "ÓI" em Paroxítonas

Tomem cuidado, pois as mudanças na acentuação podem causar confusão e dificuldade de assimilação. Confira a primeira mudança.

As primeiras duas mudanças que tratamos aqui no sempretops, aumento das letras do alfabeto e eliminação do trema, foram fáceis e simples de assimilar, mas as mudanças na acentuação são um pouco mais complexas e abrangentes.

Por mais que a nova regra só passe a ser obrigatória no início de 2013 é muito importante que os conceitos já comecem a ser esclarecidos em nossa mente, pois há muitas mudanças, principalmente em relação à acentuação e ao hífen.

publicidade:

As alterações realizadas na acentuação estão mais focadas nas palavras paroxítonas e nesse artigo falaremos sobre a primeira mudança de acentuação.

Relembrando:

Toda palavra recebe uma classificação de acordo com a posição de sua sílaba tônica – aquela sílaba pronunciada com mais força e intensidade. Quando essa sílaba encontra-se na penúltima sílaba, classificamos a palavra como paroxítona.

Os ditongos são encontros vocálicos que podem ser crescente, quando há o encontro de uma semivogal com uma vogal ou podem ser decrescente, quando uma vogal se encontra com uma semivogal. O ditongo aberto ocorre quando a vogal é pronunciada com a boca bem aberta.

Eliminação do Acento

O acento nos ditongos abertos ÉI e ÓI das palavras paroxítonas foram eliminados. De agora em diante, as seguintes palavras serão grafadas sem o acento agudo.

Antes            Agora

i-déi-a                         i-dei-a

pla-téi-a                      pla-tei-a

ge-léi-a                       ge-lei-a

es-tréi-a                      es-trei-a

col-méi-a                    col-mei-a

bói-a                           boi-a

jói-a                            joi-a

a-pói-a                        a-poi-a

ji-bói-a                        ji-boi-a

he-rói-co                    he-roi-co

as-te-rói-de                as-te-roi-de

 

 É importante deixar claro, que essa regra vale apenas para as palavras paroxítonas

  1. Monossílabas tônicas continuam sendo acentuadas: dói, mói, rói
  2. Proparoxítonas, como alcalóidico e aracnóideo, também são acentuadas.
  3. Oxítonas que possuem também continuam sendo acentuadas normalmente: a-lu-guéis, a-néis, ca-ra-cóis, cons-trói, cru-éis, pa-péis, he-róis.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook