Atualizado em: 18 fevereiro 2011

Dicas de Como Elaborar Aulas

Muitas vezes, um professor sem muita experiência pode ficar nervoso ao falar com suas primeiras turmas e/ou simplesmente não saber iniciar uma aula. Antes de tudo, deve-se entender que não há fórmulas mágicas para confiança e didática, mas sim dicas de como proceder nessas ocasiões de impasse. Cabe a você adequá-las a sua personalidade e contexto.

publicidade:

Primeiramente, compreenda a faixa etária de sua classe. Observe seus interesses e preocupações. Uma turma de adolescentes não achará a mesma graça de uma mesma piada feita a uma turma mais adulta. Com base nesta compreensão, faça sempre – antes das aulas – um roteiro do que será feito no tempo que você possui. Ficar sem saber o que fazer na sala de aula pode comprometer o seu emprego.

Seja mais dinâmico que o normal. Não se permita tornar-se clichê aos assuntos cotidianos das matérias apresentadas, com piadas batidas e informações comuns demais. Obviamente que, sendo você um professor formado ou simplesmente alguém que deseja/precisa dar uma aula, a pesquisa sobre o tema é extremamente necessário. Atualize-se  o máximo que possível. Uma vez que há domínio sobre o tema, há domínio sobre a atenção e respeito da turma.

Se você quiser, é possível fazer uma pesquisa avançada sobre aulas de acordo com o assunto em pauta. Clique aqui para conferir, onde basta você preencher o nível escolar, o tipo de pesquisa, componente curricular, tema, UF e mais.

Leonardo Telles BIgio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook