Atualizado em: 24 fevereiro 2011

Conhecimento empírico x Conhecimento científico

publicidade:

Conhecimento Empírico

 
Esse é o tipo de conhecimento que adquirimos no dia a dia, aquele que aprendemos com os erros, com a insistência, enfim é o famoso conhecimento que a própria vida cuida em ensinar. É uma forma de conhecimento superficial, sensitiva, subjetiva, acrítica e assistemática.

Para este conhecimento você não precisa de comprovação científica, basta a sua experiência pessoal.

Apesar de ser um nível inferior ao científico, o conhecimento empírico não deve ser menosprezado, pois constitui a base do saber e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.

Conhecimento Científico

Já este conhecimento é baseado em fatos, em confirmações, em comprovações. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.

O conhecimento cientifico busca sentido amplo, busca se elevar aos casos particulares, busca entender a razão comum nos casos.

De acordo com o site Cola na Web, o conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimento ao nosso redor.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook