Atualizado em: 3 dezembro 2013

Pós Tecnologia: Como Incentivar a Leitura aos Jovens

Você que sabia que com a leitura é um dos hábitos mais saudáveis que existe, com ela prendemos outros horizontes mais abertos e mais certos
Você Sabia?
Que o livro, impresso em papel, surgiu no século XV, com a invenção da prensa de tipos móveis, feita por Johann Gutenberg.
semeandofuturo

Leitura Motivar uma criança a se tornar um leitor é um desafio

Incentivar a leitura nos mais jovens já era difícil, na era da tecnologia da informação é ainda pior, pois os jovens possuem muitas fontes de distração e entretenimento na internet, televisão e jogos de videogame.

Mas, a leitura é um exercício poderoso que nunca perde seu valor, e, por isso, seu hábito pode ser incentivado.

publicidade:

Comece por Você

Você quer que seu filho leia mais, mas você lê muito? Pesquisas mostram que crianças que crescem em uma casa com muitos livros e em que os adultos estão sempre lendo, nunca irão realmente abandonar os livros. Pais que leem para as crianças quando elas são pequenas estão na frente daqueles que não o fazem também. Uma criança acostumada com livros como essa troca prazerosa com os pais e outros adultos, irão crescer bons leitores e do tipo que gostam de comentar suas experiências com outros.

Não Force

Compre livros divertidos e de ficção (ou do tema que seu filho mais se interessar). Não force temas para ele porque você acha que são mais interessantes ou “inteligentes”. Toda forma de leitura é boa, e como você está querendo incentivar o gosto pela leitura, faça com que seu filho a encare com prazer. Não force horários ou temas.

Use a Tecnologia a Seu Favor

Existem blogs e sites especializados em livros, séries de livros, gêneros de leituras e outros. Também existem séries de filmes baseados em livros como Harry Potter e Crepúsculo, que fazem jovens se voltarem a livros e começarem aí um efeito dominó. O mesmo acontece com videogames como os de fantasia e RPG que incentivam o gosto por épicos como O Senhor dos Anéis, ficções científicas como Duna e também o gosto pela Mitologia.

Informe-se sobre o que o seu filho mais gosta de fazer e tente achar leituras, em livros físicos, e-books ou blogs, que casam com esses interesses. Não faça a cisão Livros versus Tecnologia, isso vai colocar os livros como algo ultrapassado e contrário ao que seu filho considera divertido e informativo, e isso não é o que os livros e a leitura são.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook