Atualizado em: 8 maio 2012

Coesão e Coerência

Aqui você fica por dentro de todas as dicas para ter seu texto com bastante Coesão e Coerência, leiam com atenção e aplique as práticas recomendadas.
Você Sabia?
Ee 2006, o Museu da Língua Portuguesa, foi fundado em São Paulo, Brasil, a cidade com o maior número de falantes do português em todo o mundo.

Saiba mais sobre Coesão e Concordância (Foto/Divulgação)

Muitas vezes ao começar uma redação, parece que estamos despreparados para realizar um texto sobre o assunto. As pessoas têm bastante dificuldades para começar uma escrita, parece que as idéias não fluem, e ainda mais se estivermos sendo avaliados ou sobre pressão; o tempo parece não nos ajudar.

Mas agora, vamos tentar achar uma saída para esse tipo de dificuldade que atinge muitas pessoas. Primeiro que devemos ter um vocabulário bastante abrangente, sendo assim, nossa escrita será rica em palavras e assim a coerência e a coesão fluirão naturalmente, basta apenas de um empurrãozinho.

publicidade:

Conhecimento sobre o tema abordado

Muitas pessoas perguntas se existem, truques ou formas mais simples entre outras coisas que dê para fazer com que se realize um texto de modo mais fácil. Bom, não existe segredo, a primeira coisa que o escritor deve ter em mente é o conhecimento sobre o assunto que ele irá abordar, caso ele não o conheça, terá que primeiro ler o texto para se identificar e saber o que o texto está abordando.

Além do conhecimento do que está sendo abordado, e a pessoa deve também ter prática e técnicas para construir um texto bem elaborado. Para se ter sucesso em seus textos você deve ter muito capricho, desde o visual até o conteúdo, ele devem conter elementos que interessando o leitor, objetivo, e um texto bem claro que o leitor se identifique com o que está lendo.

Para ter uma coesão em seu texto, você estar atento a ligação harmoniosa entre os parágrafos, onde a leitura trás uma relação significativa.

Objetivo e significado para seu texto

Vamos analisar essa situação; Imagine um texto onde as palavras repetem a todo o momento, não deixe que isso acontece, ao deparar com algumas palavras já escritas, procure outra que dê o mesmo significado, mas que não perca o objetivo e o sentido em que o texto está proporcionando.

A coerência está bastante ligada na lógica interna em que o texto está sendo transmitindo, por tanto o assunto que está sendo abordado não pode ser destorcido, assim ele estará intacto mesmo sendo um pensamento seu sobre o assunto. Mas essas técnicas vêem com o tempo, basta você praticar sua escrita que com o tempo você acabará adquirindo as formas mais aplausíveis para a construção de um texto.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook