Atualizado em: 18 maio 2012

Download do Livro Casa Velha de Machado de Assis

Casa Velha é um romance que trata de uma paixão proibida e interrompida por mentiras que posteriormente são descobertas, mas que mesmo assim não resulta em casamento.
Você Sabia?
Mortes de pessoas próximas sempre rondaram a vida de Machado de Assis, mas nem por isso, ele perdeu a vontade de viver e consagrou com um dos maiores escritores. A Casa Velha é um de seus trabalhos que demonstram sua capacidade, inteligência e talento.
Casa Velha

Casa Velha de Machado de Assis. (Foto: Divulgação)

Um dos livros mais conhecidos, Casa Velha é uma das novelas de Machado de Assis, nela o autor faz críticas à sociedade da época em que Pedro II estava no comando, à igreja e à aristocracia que fazia com que as pessoas vivessem de forma indigna enquanto os membros do império faziam e aconteciam.

História

Tudo se passa em torno de Dona Antônia, seu filho Félix e uma garota que era praticamente da família, o nome de dela é Lalau. O pai já é falecido e um ex-ministro, cuja história um padre tinha a intenção de escrever.

publicidade:

Com isso o cônego se aproximou do lar dessas pessoas, já que era lá que estavam documentos que o ajudariam a desenvolver sua pesquisa sobre o tal homem. A proximidade entre os dois lados ficou tão forte que é possível conhecer um pouco profundamente cada uns aos outros.

A paixão proibida

Félix e Lalau se apaixonaram um pelo outro, mas essa é uma paixão impossível e que a principio somente o padre é capaz de perceber.

Dona Antônia jamais aceitaria o relacionamento, pois por mais que gostasse da menina tinha a plena certeza de que os dois pertenciam a classes sociais diferentes, portanto aquilo não poderia acontecer.

A mãe quer tanto o que o filho se esqueça da amada que pede para que o cônego o leve para a Europa e a única saída que ela realmente encontra é a de mentir e dizer que Félix e Lalau são irmãos de sangue.

O espanto diante dessa informação toma conta de todos, porém Dona Antônia não esperava que o cônego fosse revelar a mentira para a tia de Lalau, que a criou depois da morte dos pais, logo a parente revela a verdade.

O levantamento falso da mãe de Félix deixa feliz o padre que enxergar a possibilidade de os dois serem felizes, mas a história não se desenrola desta maneira e o casamento entre os dois não acontece. Eles se casam com outras pessoas e seguem rumos diferentes do esperado.

Aprenda a gostar de ler

Ler é um hábito e deve proporcionar prazer, de nada adianta pegar um livro e ser forçado a lê-lo, se isso acontece o leitor não absorve coisa alguma, além do que a próxima leitura não irá agradar também.

Se você não tem o costume de ler livros comece de forma tranquila, leia outros tipos de materiais cujo assunto lhe interessa, assim você pode se acostumar com a leitura, posteriormente conheça as grandes obras da literatura brasileira.

Leia na íntegra – Baixe o livro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook