Capa ABNT 2010


Adequar o trabalho de acordo às normas da ABNT é um dos desafios de todos os estudantes universitários do país. Não raro, o trabalho, ainda que impecável textualmente, é devolvido pelo professor com indicações de consertos no que toca às normas técnicas gerais. Entre as reclamações principais dos estudantes, estão as constantes mudanças dos padrões técnicos vigentes.

O que vale para um ano, geralmente, não vale para outro. Por exemplo, as capas são bastante modificadas. Em um ano, a regra é colocar o nome da instituição e o curso logo no topo da capa. Em outro, apenas o nome da instituição.

Algumas regras, entretanto, não mudam com freqüência. Uma delas é a do espaçamento nas margens. Há alguns anos, ainda vale o espaçamento de três centímetros no lado esquerdo e na parte superior e dois centímetros no lado direito e na parte inferior do trabalho.

O trabalho da ABNT, vale ressaltar, não se resume às normas de trabalhos científicos.  Além dela, é de competência da ABNT desenvolver certificação de produtos, pessoas e sistemas (os conhecidos ISO).

Modelo Capa:

Veja mais aqui

A capa de um trabalho conforme as normas da ABNT é bem simples. Nome do autor (margem superior, fonte 14). Título do trabalho (fonte 16, maiúsculo, negrito, centralizado). Instituição onde o trabalho foi executado (fonte 14, só as primeiras letras maiúsculas, negrito, centralizada).

Cidade e ano de conclusão do trabalho (fonte 14, negrito, maiúsculo e minúsculo, centralizado)

Fundada em 1940, a ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É também a única e exclusiva representante no Brasil das entidades internacionais.

Para baixar as normas clique aqui.