Atualizado em: 18 maio 2012

Download do Livro A Mão e a Luva de Machado de Assis

A Mão e a Luva foi publicado no ano de 1874 e é mais um dos tantos romances de Machado de Assis, nele o casal Guiomar e Luís Alves foram feitos um para o outro.
Você Sabia?
O nome dele era Joaquim Machado de Assis, nascido em 1839, no estado do Rio de Janeiro, 25 anos depois surgia A Mão e a Luva. Isso mostra que o talento para a literatura era latente na vida escritor.
A Mão e a Luva

Uma das edições de A Mão e a Luva de Machado de Assis. (Foto: Divulgação)

Um dos maiores autores, e reconhecido por ser um romancista de mão cheia em muitas de suas publicações. Ele mostra e retrata do amor de uma forma verdadeira, onde muitos casais se frustram ou vivem felizes para sempre. No caso de A Mão e a Luva de Machado de Assis, o homem a mulher foram realmente feitos um para o outro.

História

No centro de tudo temos a formosa e altiva Guiomar, uma adolescente de 17 que está quase na idade de se casar e pretende ascender socialmente. Ela é afilhada de uma baronesa e residia naquele lar, pois ficou órfã cedo demais.

publicidade:

A menina era inteligente, esperta e para não perder o foco punha sempre à frente do coração a razão, para assim poder controlar seus anseios e conseguir um casamento que pudesse lhe proporcionar o que tanto buscava.

Três homens eram foram tocados e sensibilizados pela beleza de Guiomar, são eles: Estevão, Jorge e Luís Alves, cada um tem uma característica diferente que marca a personalidade deles.

Estevão é mais sentimental e seu amor pela jovem é puro e inocente, já Jorge tem a mesma ambição de Guiomar, a de ascender socialmente, ele também é sobrinho da baronesa e Luís Alves é o mais ambicioso.

Em um belo dia Jorge resolve pedir a mão da moça em casamento, porém no dia seguinte um segundo pedido é feito por parte de Luís Alves. A jovem fica balançada, mas opta pelo primeiro, mas volta atrás.

No fim Guiomar e Luís Alves se casam, eles são tão parecidos e se completam de uma maneira que parecem terem sido feito um para o outro, exatamente como a mão e a luva.

A importância da leitura

Ainda na infância é preciso incentivas as crianças a ler para que se tornem adultos leitores, tanto a escola quanto a família precisa fazer parte desse processo, só assim será possível eliminar o estigma de que brasileiro não lê.

A leitura obrigatória que começa na escola deve ser trabalhada de forma que o aluno não sinta forçado a ler determinado livro, dessa forma, com o tempo será possível mostrar a ele o quanto é prazeroso ler e conhecer a literatura brasileira.

Leia na íntegra – Baixe o livro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook