Atualizado em: 21 outubro 2011

5 erros que os pais cometem na educação dos filhos

Você vai conferir algumas dicas muito importantes que podem e vão te ajudar na hora de você educar seu filhote.

Educar um filho realmente não é uma tarefa fácil. Quando os pais amam demais e esquecem de dizerem o Não, são acusados de superprotetores deixando os filhos muito mimados, quando os pais são exigentes, pegam no p, daí são considerados chatões, então sim, é uma tarefa trabalhasa e difícil que merece paciência, atenção, mas acima de tudo, muito amor.

Saiba como ensinar a criança a respeitar

publicidade:

Abaixo, você vai conferir algumas dicas importantes que podem e vão te ajudar na hora de você educar seu filhote:

1 – Mentir – Aquelas mentirinhas bobas que todos os pais inventam para que o filho possa obedecê-los são um erro tremendo. Exemplo: “Se você não dormir, o bicho papão vem pegar você”. A relação entre filhos e pais deve ser o mais clara possível. E não importa o quanto essa mentira seja insignificante, toda vez que você mente, você perde a chance de conversar abertamente.

2 – Ameaçar e não cumprir – Sempre que os pais ameaçam os filhos de proibi-los de fazer alguma coisa e não cumprem, então, eles saberão que isso sempre vai acontecer. Exemplo: Se você não dividir seu brinquedo, você vai ficar de castigo. Mas acontece que você não o deixa de castigo e ele não divide o brinquedo nem no momento e nem em outra ocasião.

3 – Desautorizar o pai ou a mãe na frente das crianças – Isso é bem comum entre os pais, mesmo as vezes que seja por bobeira. A mãe proíbe o filho de comer doce, mas o pai, no mesmo momento, ignora a mãe e deixa o filho comer doce.

4 – Comentar os defeitos do parceiro para a criança – é uma atitude que jamais deve ser tomada. “Seu pai é tão pão duro. Ele nunca vai comprar esse brinquedo para você”, “Nossa, sua mãe é muito atrapalhada, não consegue organizar as coisas”. A atitude mostra desconsideração pelo pai (ou mãe) da criança. E, pior ainda, ela pode entender que pode fazer isso com qualquer pessoa também.

5 – Quebrar as regras – Você impõe regras, mas as vezes seu filho pega você descumprindo-as. Isso não é nada bom acontecer. Para tentar escapar, você inventa uma desculpa e diz que você pode fazer isso, mas ele não. Mas não tem jeito, ele tomara sua atitude como exemplo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook