Atualizado em: 3 outubro 2011

22 de setembro | Importância e Programação do Dia Mundial Sem Carro

Criado na França em 1997, o Dia Mundial Sem Carro visa conscientizar os motoristas a utilizar o transporte público e diminuir a emissão de gases poluentes expelidos pelos veículos.

A poluição causada pela emissão de gases poluentes vindos de indústrias e dos meios de transporte está deixando o ar cada vez menos respirável. Tem se tornado insuportável conviver com tanta poluição e agressão ao meio ambiente. A umidade do ar segue extremamente baixa por dias, prejudicando a saúde de grande parte da população.

Em Pró da Vida

O dia tem como objetivo incentivar o uso de outros meios de transportes e diminuir a poluição do ar. (Foto: Divulgação)

Pensando em melhorias com relação ao ar que foi criado no ano de 2001, o Dia Mundial Sem Carro. Essa data foi criada originalmente na França, no ano de 1997, tendo como objetivo a diminuição da poluição do ar e a conscientização da população quanto aos agravantes do meio ambiente. O uso excessivo de automóvel pelas ruas causa severos impactos para a cidade e para as pessoas que vivem nela.

publicidade:

Nesta quinta-feira (22/09), muitas pessoas estão se mobilizando e utilizando o transporte público como meio de trabalho, deixando os carros em casa. Mas nem todos são assim. A grande maioria acaba se deixando levar pela comodidade e saindo de casa com o automóvel. Quando perguntadas sobre o porquê da saída de casa com carro no dia mundial sem carro, eles dizem que os transportes públicos são muito cheios ou justificam que não há um transporte público que chegue até o seu trabalho. Desculpa ou não, a conscientização deveria ser para todos, visando um bem estar dos próprios motoristas e do ar, que futuramente sofrerá graves consequências devido a atitudes assim.

Esse evento teve início primeiramente por organizações não-governamentais, atraindo cada vez mais a atenção de representantes políticos e o apoio dos mesmos.

Programação Especial do Dia Mundial Sem Carro

Visando estimular ainda mais o uso de transportes públicos e o abandono dos carros, as cidades brasileiras realizarão programas especiais para facilitar a vida de toda a população. Confira cada novidade de acordo com a cidade.

Dia Mundial Sem Carro nas principais capitais

São Paulo

Em São Paulo, a população terá instituição de faixas exclusivas para caronas, a inauguração de mais um trecho de ciclovia na Zona Oeste, com cerca de 36 km à disposição e 15,5 km de ciclorrotas espalhadas pela cidade. Além da extensão do horário de pico dos ônibus e dos trens e a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na Zona Leste.


Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o resultado de uma parceria entre a prefeitura e ONGs visa estimular o uso dos transportes públicos coletivos ou alternativos. Essa medida contribui para reduzir a emissão de gases emitidos pelos carros na atmosfera, diminuindo os prejuízos sofridos pela poluição.


Paraíba

A cidade de João Pessoa na Paraíba, investiu em atividades culturais que serão mostradas e realizadas na avenida principal da cidade que se encontra interditada. Além disso, a frota de ônibus foi ampliada em 10% para atender aos motoristas que aderiram ao movimento.


Minas Gerais

Na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, será inaugurada às 9h30 uma ciclovia na Avenida Américo Vespúcio, na Região Noroeste da capital mineira. Essa inauguração é resultado da parceria entre a prefeitura da cidade com a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).


Paraná

Na cidade de Curitiba no Paraná, irá haver uma marcha de mil bicicletas. A concentração dos ciclistas para a marcha das mil bicicletas será a partir das 17h na Praça Santos Andrade, com saída prevista para as 18h.


Bahia

Na capital baiana, a população poderá contar com diversas palestrar sobre o assunto do Dia Mundial Sem Carro e realizar uma bicicletada. Além disso, todas as vagas da Rua Professor Aristides Novis serão ocupadas por cadeiras de praia.


Ceará

Na cidade de Fortaleza no Ceará, os vereadores e apoiadores irão comemorar o Dia Mundial sem carro percorrendo cerca de 4 quilômetros de bicicleta, um trajeto da Praça da Imprensa até a Câmara Municipal de Fortaleza.


Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, irá ocorrer um passeio de ciclistas às 19h na avenida Fábio Zahran, com saída marcada para as 19h30. O trajeto será pelas ruas 7 de setembro, 14 de julho e terminar nos altos da avenida Afonso Pena.


Goiás

A cidade de Goiânia em Goiás, também realizará um passeio ciclístico às 19h. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás é responsável pelo passeio com o objetivo de chamar atenção da população para todos os males causados ao meio ambiente pelo uso de automóveis.


Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook