Atualizado em: 2 março 2014

URV (Unidade Real de Valor) faz 20 anos: Relembre como tudo aconteceu

A Unidade Real de Valor foi um plano muito bem feito para estabilizar a inflação do nosso país e por ter sido tão eficaz vale a pena ser lembrada para sempre já que ela completou 20 anos.
Você Sabia?
Depois de 20 anos, a adoção da Unidade Real de Valor ainda é lembrada como uma das experiências de estabilização mais engenhosas e bem-sucedidas que a humanidade já conheceu.
A Unidade Real de Valor completou 20 anos no dia 1 de março ( Foto: Divulgação)

A Unidade Real de Valor completou 20 anos no dia 1 de março ( Foto: Divulgação)

A Unidade Real de Valor completou 20 anos no dia 1º de março e ela foi criada através de uma medida provisória no dia 27 de fevereiro para que fosse instituída no país uma nova moeda e trouxemos tudo para vocês relembrarem como aconteceu.

Como tudo Aconteceu

A economia brasileira viveu durante muitos anos sob uma alta inflação sendo que ela chegava a mais de 750% e isso deixava a vida dos brasileiros muito mais difícil e estava a níveis insustentáveis e foi quando a URV foi lançada. A Unidade Real de Valor foi lançada no período de transição entre o Cruzeiro Real e o Real e aconteceu para estabilizar os valores dos bens já que ela servia como referência dos preços estabelecidos.

publicidade:

Já que o brasileiro vivia uma época de incertezas, a URV chegava para reorganizar as finanças e com isso a economia se preparava para que uma reforma estabilizadora acontecesse. O Banco Central anunciava diariamente o valor da URV e com isso os preços eram baseados nesta unidade. Conforme foram passando os dias e nos meses de vigência da URV que era chamada de “moeda virtual” a inflação ficou em 3% enquanto que em cruzeiros reais chegou a 190%.

Para que vocês entendam a “moeda Virtual” não existia em papel e apenas nos documentos e valia para todas as transações econômicas e com isso promoveu uma transação suave sem a necessidade de congelamentos de preços e com isso a primeira inflação com a nova moeda o Real foi de 6,08%.

Isso tudo aconteceu no governo de Itamar Franco e graças ao Ministro da Fazenda da época que era Fernando Henrique Cardoso que foi eleito em 1994, Presidente da República.

A estabilidade da moeda permaneceu e o país não sofreu mais com a hiperinflação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook