Atualizado em: 16 abril 2015

Debêntures - O que é, Conceitos e Significados

Uma forma muito mais segura de se conseguir fundos e muito usada por empresas, abaixo saibam mais sobre Debêntures.

Atualmente, o Brasil vive um dos melhores momentos econômicos de sua história. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que muito desse sucesso brasileiro nos últimos anos advém do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O governo do tucano até hoje sofre grandes críticas, mas falta um pouco de visão política aqueles que não veem que a “calmaria” do governo Lula foi proporcionada pelo governo FHC.

publicidade:

Empresas como a Vale do Rio Doce e outras contribuem cada vez mais com o crescimento do mercado brasileiro e acabam por impulsionar toda a economia do país. Com isso, muitas pessoas estão vendo nesse crescimento a possibilidade de ganhar bastante dinheiro junto a essa leva, investindo na bolsa de valores e fazendo outras formas de investimento.

Uma dessas formas de investimento são as debêntures e falaremos um resumo sobre eles abaixo:

O que são debêntures?

Debêntures são títulos que se ajustam às necessidades de captação das empresas e por serem flexíveis é hoje o mais importante instrumento para se obter recursos que as companhias brasileiras possuem.

É como um investimento em ações só que possui uma data certa para se converter as debêntures em dinheiro e ela são seguras pois a empresa que emite a debênture tem que garantir com patrimônio os títulos emitidos.

Desta forma as debêntures satisfazem de forma mais econômica as necessidades financeiras das sociedades por ações e elas não correm o risco de ficar a mercê das operações de curto prazo oferecidas pelo mercado financeiro e que possuem tantos riscos de perdas.

Conceito

Debêntures são títulos em massa que são emitidas em blocos e podem ser de médio e longo prazo e estas datas são definidas na emissão através de uma escritura, quando não possuem prazos são chamadas de debêntures perpétuas.

Desta forma empresas que pretendem comprar uma nova linha de maquinário, trocar a frota de veículos, ampliarem sua fábrica necessita de recursos financeiros e as debêntures são hoje uma das alternativas mais buscadas pelos empresários para se levantar recursos a médio e longo prazos e sem grandes riscos.

Se você quiser aprender mais sobre debêntures é só clicar aqui  e terão informações bem complexas a respeito de como funcionam estes títulos.

Este site se tornou uma fonte segura de consulta para quem opera neste seguimento

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook