Atualizado em: 31 agosto 2012

Redução de IPI será até outubro

IPI reduzido ate Outubro um anuncio feito pelo Ministro Guido Manteiga, uma boa opção para comprar o seu veículo.
Você Sabia?
Que a principal função do IPI é extrafiscal proibitiva, para estimular o consumo de um produto, o governo pode isentá-lo do IPI ou reduzir o preço do cigarro, bebidas e produtos de luxo e muito mais coisas.

Com a prorrogação da Redução de IPI muitas pessoas vão sair beneficiada nesta historia.

Com o benefício de incentivo a compra de automóveis cedido pelo Governo, com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), as vendas aumentaram em 30% segundo números das concessionárias. E a agora com a prorrogação do IPI reduzido, que terminaria no dia 31, a previsão é de manter esse percentual até o final de Outubro, quando termina o prazo de incentivo assinalado pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A forma de estimular o consumo, deve fazer com que o governo deixe de arrecadar cerca de R$ 1,6 bilhão até o final deste ano, e terá um impacto em 2013, na casa de R$ 3,9 bilhões. Se por um lado o governo não ganha com os tributos; na venda líquida dos veículos, os números foram muito superiores para as montadoras e concessionárias, que tiveram mais de 2 milhões de carros vendidos.

publicidade:

Recuperação da Economia

Os sinais de recuperação da economia nacional, após algumas crises enfrentadas, ainda é tímido, e essa manutenção da redução do IPI, é um pedido dos empresários que acreditam precisar de muito mais tempo para estabilizar o mercado interno. Caso não houvesse a prorrogação, acreditava-se que uma queda acentuada nas vendas dos veículos, impactaria de forma muito grande na movimentação de bens no país.

Para manter a redução do IPI por mais um período, as montadoras se comprometeram em repassar os baixos números para os consumidores, além manter os empregos estáveis. Com essa medida, são vendidos na média 16,6 mil carros por dia. Guido alertou ainda ao público, que os valores dos veículos nos últimos seis meses, baixaram 4,5%, o que é um estímulo à mais para as compras se manterem em nível aquecido.

Informação

Para os produtos da chamada linha branca – que inclui fogões e geladeiras – o benefício foi prorrogado até dezembro. No caso dos veículos, o IPI menor foi estendido até outubro.

Mais informações acesse este site g1.globo.com

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook