Atualizado em: 29 outubro 2013

Recebimento de Dividendos de Ações

É importante saber que as ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja que oferece a seu detentor prioridades no recebimento de dividendos
Você Sabia?
Que originariamente, as ações afirmativas surgiram como política pública nos. Estados Unidos, a partir da década de 1960.
19042012111640264515 mod

As ações classe A têm prioridade para recebimento de dividendos

Quando alguém é sócio de uma empresa ele se torna um pouco dono daquela companhia. E para ser sócio não precisa estar necessariamente estar no contrato social da companhia.

As que possuem o capital aberto, por exemplo, possuem milhares de sócios, todas as pessoas que compram alguma ação desta companhia. E estes sócios possuem o direito de ter uma parte do lucro daquela empresa. A forma como isso acontece se chama Dividendos.

publicidade:

Sobre os Dividendos de Ações

Portanto, os dividendos são o lucro das empresas que são distribuídos para os acionistas como forma de pagamento. É claro que cada acionista sempre ganha os dividendos de acordo com o número e a quantidade de ações que eles possuem daquela determinada companhia. Existem algumas leis e também algumas regras em relação ao pagamento destes dividendos. Por exemplo, a empresa sempre deve pagar, no mínimo, 25% do que ganha em lucro líquido para os seus acionistas.

Esta quantidade de dinheiro é dividida pelo número total de papeis e ações que foram vendidos, e cada acionista vai receber de acordo com a cota de ações que tiverem em seu nome.

Existem também algumas outras formas de remuneração dos acionistas, como é o caso dos pagamentos de juros sobre o capital próprio, mas para a pessoa que vai receber este dinheiro a principal e mais importante diferença está relacionada a forma como as pessoas vão pagar os impostos que incidem sobre estes juros.

No caso da segunda opção apresentada, as pessoas terão que pagar um imposto de 15% sobre a renda. Já as pessoas que recebem dividendos das ações não vão precisar pagar o imposto porque ele já foi pago na fonte.

Os acionistas também devem ficar de olho na chamada Data COM, que é o nome que se dá ao dia que as pessoas precisam ter as ações na sua carteira para conseguirem ter o direito de receberem o montante relacionado aos dividendos.

Geralmente toda esta assessoria acaba sendo prestada pela empresa responsável pelo gerenciamento da carteira de ações dos clientes. Por isso é sempre muito importante contratar uma boa intermediária, especialmente quem está prestes a fazer o seu primeiro investimento.

Vídeo sobre  Dividendos de Ações

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook