Atualizado em: 27 março 2013

Por que o valor do dólar cai ou sobe?

Entenda melhor sobre o por que o valor do dólar sobre ou cai entre as bolsas de mercado de cotação. Entenda também como ele varia o preço de qualquer produto por aqui!
Você Sabia?
A Origem do nome "Dólar" vem derivada de "Táler" que é uma abreviação de uma moeda de prata cunhada em 1518, nas minas da cidade de "Joachimsthal", na Boênia.
Por que o valor do dólar cai ou sobe 01

Pergunta envolvente sobre o Por que o valor do dólar cai ou sobe? Respostas a parte, o mercado e grande. (Reprodução)

A cotação do dólar está despencando para desespero dos exportadores já vi a moeda americana bater a R$1,73 e se sustentar bravamente. Na contramão a bovespa subindo arrancando mais uns pontos para cima no índice Bovespa. Mas você sabe o que faz o valor do dólar subir e descer?

Como ocorre esta oscilação?

Vamos tentar explicar, esse é o chamado efeito gangorra, a economia funciona na base da lei da oferta e da procura, e isso vale para tudo o que se produz, feijão, leite, arroz, carros, brinquedos, ações e até mesmo moedas. Como o fluxo de capital estrangeiro para o Brasil está bastante positivo, estão entrando muitos dólares no país. A balança comercial está positiva e os exportadores tem moeda para colocar no mercado, com isso a ponta de compra se enfraquece e o dólar cai!

publicidade:

Claro que existem outros fatores que podem explicar a grande desvalorização do dólar frente a outras moedas estrangeiras, a crise america e o déficit do governo americano que bateu recordes e recordes no governo Bush também fazem parte desta conjuntura. Fato é que o dólar americano nunca esteve tão fragilizado quanto está agora, e isso é tão complexo que os outros países já estão considerando alternativas para substituir o dólar como moeda padrão nas transações internacionais.

Este Ano…

O índice do valor do dólar comparado ao das outras moedas atingiu 89.11, o mais alto do ano. Desde então, a moeda desvalorizou, chegando a 75.24 em outubro, o valor mais baixo até agora. Por enquanto a queda não é motivo de preocupação!

Os exportadores estão felizes, pois seus produtos estão mais competitivos no exterior e os produtores internos comemoram o aumento dos preços dos produtos importados. Entretanto, o contínuo declínio do dólar assusta a Rússia e a China, que mantêm suas reservas em dólar. A explicação para o declínio do dólar é o medo do risco. A moeda perdeu valor desde março, período em que o mercado de ações subiu.

O Banco Central está relutante em aumentar os juros nos próximos 12 meses e é difícil saber o que as autoridades podem fazer para melhorar a situação. Por enquanto, a imagem do dólar no mundo não está abalada, mas, se nada for feito, o sistema poderá não aguentar e uma nova moeda poderá surgir, como após o acordo de Bretton Woods nos anos 1940.

Por que o valor do dólar cai ou sobe 02

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook