Atualizado em: 2 março 2011

Petrobrás encomenda 39 navios

Petrobrás encomenda 39 naviosA Petrobrás encomendou de empresas brasileiras, em estaleiros instalados no Brasil, 39 navios para fretes. O objetivo é diminuir nossa dependência do mercado externo de fretes marítimos.

A encomenda é parte do Programa Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) e visa a fortalecer a indústria de construção naval nacional. Este programa cuida da contratação de navios pelo período de quinze anos.

publicidade:

Numa primeira fase, chamada EBN1, foi contratada a construção de 19 navios de sete empresas nacionais, com previsão para conclusão até 2014. Na segunda fase, a EBN2, seis empresas foram contratadas para a construção de 20 navios a serem entregues entre 2013 e 2017.

Cerca de 350 milhões de dólares ao ano serão gastos pela Petrobrás com o afretamento dos 39 navios. A empresa espera que o programa fomente a criação de 30 mil empregos diretos e indiretos e 2 mil empregos permanentes.

Paulo Roberto Costa, diretor de abastecimento da Petrobras, informou que, hoje, a Petrobras usa 190 navios que operam diariamente na cabotagem de petróleo, responsáveis por 80% do transporte marítimo da empresa, sendo que a grande maioria é de propriedade de empresas não brasileiras.

A Petrobrás quer dobrar em dez anos sua produção de petróleo, devendo fretar 200 navios até o ano de 2017. Os investimentos serão fundamentais para preservar uma certa independência da empresa nacional em relação a fatores externos.

Via Agência Brasil

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook