Atualizado em: 17 abril 2015

IRPF Omissão de Rendimentos, saiba como proceder

Caso você esteja com algum tipo de pendência na Receita Federal, algo como por exemplo, o IRPF – (Imposto de Renda Pessoa Física), é necessário efetuar seu cadastro ao acessar o Portal e-CAC pelo site da Receita!
Você Sabia?
No final de 1979, a Secretaria da Receita Federal pediu uma campanha publicitária para divulgar o Programa Imposto de Renda. A escolha do leão levou em consideração algumas de suas características, É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar, é justo, leal, manso, mas não é bobo. Por isso o leão é o simbo

(Foto Divulgação: IRPF/ Receita Federal).

Para quem se esquece, vivemos em um mundo onde o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) é algo que se deva ter muita cautela, ou seja, dependemos deste assunto para proceder em devidas situações.

A Omissão do IRPF

De acordo com informações, a Receita Federal anunciou que 569 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física no ano de 2011, portanto, não foram incluídos em nenhum lote de restituição. Segundo o site terra, esta situação ocorre por inconsistências nos dados apresentados na Declaração, sobretudo em relação à omissão de rendimentos tributáveis, que, segundo o órgão, foi o maior motivo das incidências na malha fina, representando 320 mil declarações.

publicidade:

É claro que, quando como isso ocorre, há outros motivos que podem levar a declaração a cair na malha fina são problemas com despesas médicas.

Devemos aqui, lembrar que, alguns gastos com saúde podem ser restituídos, ausência ou divergência da Declaração de Imposto Retido na Fonte (Dirf), e mais, ainda há possíveis equívocos e informações que se contradizem em relação aos dependentes do IRPF.

O contribuinte que não teve a declaração liberada, sem dúvidas, deve fazer uma revisão minuciosa e corrigir possíveis erros o mais rápido possível.

Como Proceder

Segundo a nota divulgada no site terra, foi dito que, os dados inconsistentes informados no site da Receita poderão ajudar nesta tarefa, ou seja, na omissão de rendimentos, onde há de fato duas situações possíveis, ou a declaração está incompleta ou com informações incorretas, ou ainda a declaração retida está correta e o contribuinte tem todos os documentos que comprovam as informações.

Para cada caso, uma ação diferente deve ser tomada, no caso, na primeira situação, o contribuinte deverá identificar-se pelos equívocos e/ou informações incompletas e corrigi-los, por meio do Portal e-CACno site da Receita.

Caso, você tenha que proceder desta forma, mas não tenha feito algum acesso no site, é necessário efetuar seu cadastro com seus dados no ato do acesso. Para mais detalhes, acessem o site da Receita Federal!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook