Atualizado em: 29 julho 2011

O que é Inflação

Saiba um pouco mais sobre o que é inflação neste nosso artigo, temos certeza que irão gostar!

Inflação é algo que atrapalha muito a vida de empresários e pessoas ligadas a finanças e economia, e afeta a todas as pessoas que sofrem com ela no dia a dia.

publicidade:

Porém, muitos de nós sabemos que ela nos afeta, mas não sabemos o que ela significa, dessa forma fica difícil distingui-la e entendê-la.

Por essa razão, hoje neste artigo iremos falar e explicar um pouco mais sobre o que é essa “tal” de inflação que todos tanto comentam.

O que significa?

Inflação nada mais é que o crescimento ou aumento dos preços de determinados produtos em algumas regiões, por certo período, sendo assim, quando ocorre o aumento da inflação, o valor da moeda no mercado de compras cai e assim dificulta, pois os valores sobem, porém a quantidade de dinheiro que possuímos não acompanha o crescimento da mesma forma.

A inflação pode ser causada por alguns fatores que a influenciam diretamente, como por exemplo:

  • O uso constante e sem nenhuma responsabilidade do dinheiro público pelo governo do país;
  • Mais consumo e menos produção;
  • Aumento dos preços para comprar materiais para realizar a produção, dificultando a mesma;

Tirando essas razões, existem outras que também mexem com a inflação de um país que se chegar à zero, significa que o país está com uma ótima estabilidade, porém é muito difícil de se alcançar este nível, porém é uma meta em muitos lugares.

Dentro da inflação, ela pode ser dividida em três áreas que são as seguintes:

  • Inflação de Custos

Quando os custos aumentam e desta forma os preços também aumentam e isso dificulta a produção, pois ela se torna mais vagarosa.

  • Inflação de Demanda

É quando existe muita procura em relação à quantidade de produção que está disponível naquele momento.

  • Índices de Inflação

Esta área significa e se resume nos índices e em quem controla e é responsável por medir e controlar a inflação. Entre os órgãos que fazem parte disso estão:

  • FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas que mede o IPC (Índice de Preços ao Consumidor)
  •  Fundação Getúlio Vargas que é responsável por medir o IGP (Índice Geral de Preços)
  • IBGE, que controla o INPC e o IPCA (o primeiro é a sigla de Índice Nacional de Preços ao Consumidor e o segundo de Índice de Preços ao Consumidor Amplo);

Agora que você já abe um pouco mais sobre a inflação, não deixe de pesquisar e saber um pouco mais sobre as notícias sobre ela, para sempre estar por dentro de tudo que acontece no Brasil!

Fonte: Site Sua Pesquisa e Brasil Escola

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook