Atualizado em: 1 abril 2013

Equity crowdfunding - o que é e como funciona

Entenda mais sobre o que é o Equity crowdfunding, mecanismo usado por grandes grupos para financiar os investimentos das empresas. Veja como Funciona!
Você Sabia?
Traduzindo melhor, o termo "Equity crowdfunding" é a mesma coisa que chamar de um "Financiamento Publico", começando a ser usada no século XVII.
Equity Crowdfunding 01

O Tipo de financiamento conhecido como Equity Crowdfunding te ajuda em benefícios inclusive de trocas das parcelas. (Reprodução)

Para quem ainda não sabe, o Crowdfuding é um tipo de financiamento coletivo, onde cada comprador paga um pouco do valor e tem recompensas em troca dessa pequena parcela.

No presente caso em questão, o equity crowdfuding, ao invés de você pagar e quitar uma parte do total que um produto necessita para que o mesmo seja produzido, o comprador em questão adquire ações da companhia, ou seja, é como se você comprasse ações, não tendo a quitação para o produto final (valor).

publicidade:

Qual sua Função?

Na visão do advogado Flávio Picchi (mestre pela USP), o crowdfuding para as empresas tem como função os investidores comprar ações de uma companhia pela bolsa, sempre resguardando as devidas proporções.

Aqueles que compram, ficam com uma pequena parte do capital. Trata-se de uma oferta publica, mesmo que seja dados lances pela internet. Na tese, o mesmo não teria diferenças se relacionado às empresas que estão com seu nome na bolsa.

Como Funciona?

Aqui em nosso país, a CVM está a dianteira das mudanças do mercado num todo, o que fez com que a mesma autorizasse um tipo de oferta para pequenas empresas com menores restrições. Gustavo Gonzalez, chefe do gabinete da presidência da CVM afirma que o que há aqui no Brasil é simplesmente um regime simplificado para as ofertas de empresas de pequeno e também de médio porte.

Um dos maiores players do mercado aqui no Brasil é o Catarse, que embora veja movimentação, segundo eles, ainda é mínima. Segundo eles, apenas empresas que queiram alavancar a imagem ou também o posicionamento da marca em visão de mercado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook