Atualizado em: 2 março 2011

Copon aumenta juros para 11,75% ao ano

Copon aumenta juros para 11,75% ao anoEm simbiose com o corte orçamentário implementado recentemente pelo governo federal, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), aumentou em 0,5% a taxa Selic (taxa básica de juros).

Como de costume, o índice irá vigorar pelos próximos 45 dias até que ocorra nova reunião do comitê, agendada para 19 e 20 de abril deste ano. Este foi o segundo aumento consecutivo depois da posse de Dilma Roussef (leia-se: “depois do processo de ajuste monetário iniciado em janeiro”).

publicidade:

O Copom divulgou nota após o término da reunião onde diz que “dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% ao ano, sem viés.” A decisão confirmou as previsões de analistas financeiros.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgaram hoje, números considerados bons, o que levou economistas a considerarem um ajuste maior do que aquele divulgado pelo Copom.

A produção industrial cresceu 2,5% em janeiro em comparação com o mesmo período de 2010, segundo o IBGE, sinalizando um crescimento superior ao previsto. Por sua vez, a Fenabrave informou que as vendas de automóveis aumentaram 23,06% em fevereiro.

No outro lado da moeda, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou de 0,61% para 0,49%, o que poderia indicar que a pressão inflacionária começou a ceder.

Via Agência Brasil

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook